COVID-19: empresas turísticas preparam reabertura gradual em agosto

Estes últimos três meses têm-se revelado extremamente difíceis em termos económicos em todo o mundo. Este fator levou o país a registar uma paralisação em consequência do surto da covid-19 o que provocou uma quebra nas vendas de muitas empresas, principalmente nas de turismo. A SOLTOUR não foi uma exceção.

Por Raquel Pinheiro

A partir do mês de maio, não foram registadas quaisquer vendas.  Voos e marcações de estadias em hotéis eram cada vez mais escassas e com sucessivos pedidos de reembolso, o que resultou numa faturação nula, como indica Paula Teixeira, funcionária desta empresa de turismo. “Houve meses em que a faturação era zero. Nós víamos o dinheiro a sair em termos de reembolsos, mas não faturávamos nada”, completa.

Nesta empresa, os trabalhadores encontram-se em regime de lay-off desde o mês de abril e assim continuam até finais de junho. Como em tantas outras companhias, este é um apoio que o Estado oferece de forma a tentar amenizar os danos em termos salariais causados pela pandemia. “O estado paga um terço, a empresa paga um terço e nós suportamos o restante a nível de ordenado”, esclarece a funcionária da SOLTOUR.

Paula Teixeira admite uma possível reabertura gradual da empresa já em agosto. A prioridade é antecipar a programação para 2021, uma vez que 2020 não se revelou um bom ano para o turismo. Não sabe muito bem o que se espera em termos de ambiente de trabalho, no entanto afirma que os devidos métodos de segurança estarão sempre presentes, como a utilização de máscaras e o distanciamento de dois metros entre secretárias. “Vai ser uma abertura gradual. Não lhe sei dizer com certeza se vamos todos trabalhar em escritório ou se em teletrabalho, mas não iremos todos, vai ser aos poucos”, refere.

Paula Teixeira finaliza dizendo que o importante agora é pensar no futuro e não ficar preso no passado. A positividade é a chave neste momento.

O cancelamento de reservas e voos causou danos em todas as empresas de turismo do país. A SOLTOUR espera agora conseguir aliviar os danos causados pela pandemia de Covid-19.

a