Projeto que combate pobreza e fragilidade social chega a Castro Daire

Criar Desafiar Castro Daire é o nome do projeto que surgiu há meio ano, de uma parceria entre a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG) e o Município de Castro Daire. A ADRIMAG é uma associação sediada em Arouca e é a entidade coordenadora local da parceria. Este projeto é um Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS).

Por Letícia Silva

O projeto tem por base as características do território em termos de fragilidade social e em função dos valores de um conjunto de indicadores, tais como territórios especialmente afetados por desemprego, situações críticas de pobreza, teritórios envelhecidos e fortemente atingidos por calamidades. “O objetivo geral do projeto é promover o desenvolvimento social integral do concelho através da promoção da inclusão social de grupos que revelem maiores níveis de fragilidade, favorecendo a igualdade de oportunidades e o crescimento sustentável do território”, explica Vera Braguês, a subcoordenadora da iniciativa. O projeto pretende ainda potencializar a empregabilidade, capacitar as famílias em situação de vulnerabilidade e promover o envelhecimento ativo.

A sede deste projeto localiza-se em Castro Daire, no edifício Conde Ferreira, situado no largo de S.Pedro. O projeto conta com “uma equipa multidisciplinar, com formação em Ciências Sociais, Educação Social, Psicologia e Serviço Social, constituída por uma coordenadora e quatro técnicas superiores”, conta.

“Dentro do nosso projeto temos um plano de ação a desenvolver”, relata. Esse plano de ação distribui-se por quatro eixos e contém trinta e três ações a serem desenvolvidas durante trinta e seis meses. O primeiro eixo diz respeito ao emprego, formação e qualificação. O segundo refere-se à intervenção familiar e parental preventiva da pobreza infantil. O terceiro engloba a promoção do envelhecimento e apoio à população idosa. O quarto diz respeito ao auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitários.

Nesta fase de pandemia houve a necessidade de adaptar algumas das ações previstas e “estamos a dar uma atenção especial às pessoas mais isoladas, com pouca e até em alguns casos nenhuma retaguarda familiar”, explica. A equipa permanece ativa e estabelece contactos telefónicos semanais, com o objetivo de identificar possíveis necessidades, quer a nível psicológico, social ou alimentar. “Somos sem dúvida uma voz e uma palavra amiga”, conta Vera Braguês. A equipa também faz deslocações para entrega de bens alimentares e medicação, em parceria com o Município.

Para contactar a equipa pode ligar o número 910621651 ou através do e-mail criardesafiar@adrimag.com.pt. O projeto conta ainda com uma página de Facebook https://www.facebook.com/CLDS.CriarDesafiar, onde é possível aceder a mais informações sobre o desenvolvimento do projeto.“Este projeto tem previsto o seu término para 2022”, relata.

a