Viagem pelas “Ruas da Saudade” e de “Mãos dadas pelo Mundo”

Nas “Ruas da Saudade Me Perdi” e Hands For The World são dois projetos de João Paulo Tavares, com intenção de unir o mundo de forma simples. Surgiram numa freguesia do concelho de Albergaria-a-Velha e tem vindo a aproximar pessoas por todo o mundo através das suas páginas de Instagram.  

Por Cláudia Ferreira

Estes dois projetos nasceram da vontade de unir pessoas um pouco por toda a parte. Nas “Ruas da Saudade Me Perdi” começou por ser um projeto local, que teve a sua origem em 2018. Foi pensado por João Paulo Tavares, licenciado em Novas Tecnologia da Comunicação, inicialmente numa perspetiva nacional e para expressar um sentimento tão particular que é a Saudade.

 “Afinal a saudade é um sentimento tipicamente da língua portuguesa, é aquela palavra que temos orgulho de dizer que não tem tradução em nenhuma parte do mundo”, afirma o autor do projeto. Para além desta particularidade linguística, a Saudade é um sentimento que varia de pessoa para pessoa: “tu e eu podemos ter estado numa rua da saudade só que a tua vivência foi diferente da minha. Portanto, a saudade que irás relatar é completamente diferente da minha”.

Apesar de inicialmente ter um foco local, o “Nas Ruas da Saudade Me Perdi”, recebeu também feedback internacional. João Paulo Tavares conta que ficou curioso ao receber mensagens internacionais em diferentes línguas, de pessoas a expressar a saudade que viveram de momentos das suas vidas em que passaram por Portugal. Com isto decidiu apostar e levar o projeto aos quatro cantos do mundo. “Já temos participações do Brasil, encontrei uma viela da saudade em Macau e, portanto, muitas surpresas me esperam, e culminou com a criação do Lugar da Saudade na terra onde eu vivo”, explica.

Em Valmaior, Albergaria-a-Velha, local de residência do criador, onde se encontra o denominado Lugar da Saudade, possível de descobrir também através do Google Maps, está localizada uma caixa de correio. Este é o local onde as pessoas são desafiadas a deixar as suas mensagens de saudade, que são depois partilhadas nas páginas online do projeto.

Já o Hands For The World surgiu no ano seguinte, em 2019, também dentro do mesmo objetivo, unir pessoas um pouco por toda a parte, mas desta vez à escala mundial.

Um projeto sobre a união para ligar o mundo, nada mais nada menos que pelas mãos. Consiste na agregação de fotos de mãos a nível internacional, dentro do cenário que os participantes desejarem, para serem partilhadas e fazerem parte da iniciativa.

É um conceito muito simples, com um forte objetivo. “Ter todos os países do mundo representados numa fotografia que envolva a mão, seja numa paisagem, seja através de uma mensagem de paz, da forma mais criativa que entenderem.”  Assim, unindo a representação de todos cria-se um mundo de mãos dadas, é o conceito deste projeto.

Devido à pandemia que tem vindo a deixar a sua marca negativa, é nestes projetos que se pode encontrar esperança e união na humanidade.

É nesta altura que sobressai a saudade e a vontade de criar laços e apoios de mãos dadas pelo mundo. São estes momentos que, para João Paulo Tavares, refletem a beleza do mundo. “Estes projetos têm tido momentos muito bonitos e interessantes ao longo da pandemia. Textos que foram enviados sobre a saudade daqueles momentos vividos antes da Covid, momentos simples aos quais não dávamos tanto valor.”

O acreditar na força da humanidade foi o que levou João Paulo Tavares a criar estes projetos e a colocar neles a sua dedicação.

É possível fazer parte do “Nas Ruas da Saudade Me Perdi”, através do Instagram (@nasruasdasaudade), do website, e ainda diretamente na caixa de correio no Lugar da Saudade em Valmaior, Albergaria-a-Velha. Para participar no projeto Hands For The World é possível fazê-lo também através do Instagram (@hands_4theworld). E ambos os projetos se podem encontrar na página de Instagram pessoal de João Paulo tavares através de @joaopseudo.

a