Novo canil em Fafe traz melhores condições a 220 cães

A Associação de Defesa dos Animais e Floresta (ADDAF), em Fafe, desenvolveu um novo projeto que tem como representante e responsável Viviana Ramos. Um projeto que visa trazer maior segurança para os animais que estão à espera de ser adotados e que surge por terem ganhado, em 2016, “o projeto do orçamento participativo”, que coloca cerca de 220 cães em melhores condições.

Por Érica Alves

Desde há dois anos que o canil de Fafe apresentava fracas condições, e para melhorar esta situação, ao vencerem o projeto do orçamento participativo da autarquia de Fafe, foi possível construir um novo canil.

Um projeto que teve algumas dificuldades para começar a nova construção, pois “a câmara foi obrigada com muito custo a construir o canil, que ficou muito mais caro do que estava previsto no orçamento participativo”, afirma Viviana Ramos.

O orçamento participativo previa 75 mil euros, mas as obras deste canil ficaram por quase trezentos mil euros, assegura Viviana Ramos. “A câmara aproveitou e fez melhorias, aumentou o projeto que tínhamos desenhado. E aqui está um dos sonhos realizados”, acrescenta.

Este é o projeto de vida da representante da associação, que coloca muitas das vezes o canil à frente da sua própria vida pessoal, querendo o melhor para todos os animais. Viviana Ramos esclarece que este projeto pode ter ainda uma maior dimensão, contando com o cumprimento da promessa que a ADDAF tem por parte da câmara, para conseguir mais 20 jaulas, que foram desmontadas do canil antigo para o novo, bem como a construção de um outro pavilhão igual ao que já se encontra no espaço.

Esta associação, que acolhe uma grande quantidade de cães, tem ajuda da população local, mas também de associações estrangeiras, que ajudam tanto com alimentos, como  com itens de higiene.

O canil faz sempre o melhor pelos animais e os seus objetivos, daqui para a frente, são o de “fazer pátios, fazer outro pavilhão, e criar o consultório veterinário para realizar as esterilizações”, esclarece Viviana Ramos.

Além de todo o projeto, desde a Covid-19 que se podem observar menos abandonos, mas mais pedidos de ajuda de famílias carenciadas para protegerem os seus animais, como a própria confessou.

A Associação de Defesa dos Direitos dos Animais e Floresta encontra-se em Fafe, desde 2006, para dar uma vida melhor a um animal que precise de ser adotado.

a