Jovem informático cria site para promover concelho de Tabuaço

O turismo estava cada vez mais na “moda”, e em crescimento antes da COVID19, e por isso um aluno de mestrado da Universidade de Coimbra decidiu desenvolver um site para o concelho de Tabuaço, no distrito de Viseu. Trata-se de uma plataforma, que serve para divulgar o município de maneira a atrair mais turistas.

Por Mariana Fernandes

É composta por várias secções, tendo conteúdos sobre “as aldeias do concelho e as respetivas informações, com as páginas de web e redes sociais. Depois tem a parte do turismo onde estão apresentadas todas as quintas, restaurantes e alojamentos com os links e contactos para reservas. Por último tem a parte das notícias e eventos para dar informações sobre o concelho”, enumera o engenheiro Flávio Fernandes.

O engenheiro informático, formado pela Universidade de Coimbra, diz que “este tipo de site exige bastante tempo e que a parte mais difícil é reunir toda a informação e verificar se é verdadeira”.

Apesar do desenvolvimento deste sistema estar a ser uma tarefa desafiante, o informático afirma que o sistema poderá vir a ser usado como ” forma de divulgar os meios mais pequenos, como é o caso do concelho de Tabuaço”. A situação da pandemia provocada pela covid-19 foi uma das medidas pelo qual o engenheiro quis desenvolver esta plataforma.

Flávio Fernandes explica que o projeto surgiu com a intenção de ganhar uma “invasão positiva” de pessoas, pois cada vez mais o Douro é procurado por muitos turistas pelas paisagens que oferece. Este projeto trata-se de uma plataforma gratuita e apta para todas as idades.

O site que está a ser produzido não é financiado pelo município, sendo um projeto de carácter pessoal, como explica Flávio Fernandes no áudio que anexamos a esta notícia.

O engenheiro garante que este site procura mostrar o que há de melhor no Douro e no concelho de Tabuaço.

O lançamento do site está marcado para o final do ano, afirma o engenheiro Flávio Fernandes.