Alternativas ao sal de cozinha

O sal marinho para cozinhar é conhecido como um dos grandes vilões da alimentação saudável. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) devemos consumir diariamente o equivalente a uma colher de chá que corresponde a 5g. O consumo de sal ultrapassa os 10g diários e pode trazer alguns problemas de saúde. No entanto existem alternativas para que se reduza o seu consumo.

Joana Liz (*)

O sódio é a componente mais presente no sal, no entanto, o seu consumo deve ser equilibrado. Ao retirarmos totalmente o sal da nossa alimentação, podemos promover graves problemas de saúde como aumento do “mau colesterol”, resistência à insulina, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. O sódio na quantidade certa é importante, porque é ele que ajuda na transmissão de impulsos nervosos que contribuem para o correto funcionamento do sistema neuromuscular e cardiovascular.

O excesso de sal também traz muitos problemas de saúde relacionados com hipertensão, aumento da probabilidade de AVC e enfartes, problemas de rins e retenção de líquidos.

Para equilibrar o seu consumo e consumirmos sal nas quantidades certas, existem uma série de alternativas saudáveis.

Gomásio

O gomásio é sal de sésamo e é muito utilizado nos países orientais. É uma excelente alternativa para temperar sopas, legumes e saladas, ao mesmo tempo que nos fornece vitaminas, minerais e proteína.

Ervas Aromáticas

Imagem de Seksak Kerdkanno por Pixabay

As ervas aromáticas são a alternativa mais conhecida ao uso do tradicional sal. Abusar de orégãos, manjericão, alecrim, salsa, coentros entre outros, vai dar muito mais sabor aos seus cozinhados, evitando temperar com tanto sal ou até mesmo evita-lo.

Gengibre

Imagem de Joseph Mucira por Pixabay

O gengibre para além dos seus inúmeros e poderosos benefícios, é uma excelente alternativa ao sal. O seu sabor picante casa bem com qualquer prato e é um ótimo aliado na redução de sal.

Algas

As algas marinhas já possuem um trago salgado e são muito boas para temperar os alimentos em especial sopas. Cozer legumes ou hidratos de carbono com um alga dentro além de enriquecer os alimentos com minerais, já vai salgar os alimentos.

Especiarias

Imagem de monicore por Pixabay

As especiarias assim como as ervas aromáticas já são conhecidas como poderosas aliadas na redução de sal. Existem imensas alternativas para reduzir o sal, como pimenta preta, colorau, paprika, alho, açafrão, caril entre muitas outras. As especiarias além de especialistas na redução de cloreto de sódio na comida, também tem ótimas propriedades antibacterianas e anti- inflamatórias.

Salicórnia

Conhecida como espargos do mar, a salicórnia é uma erva que cresce na Ria Formosa ou na Ria de Aveiro e é naturalmente salgada. O uso desta erva, evita mesmo qualquer adição de sal marinho tradicional. A salicórnia é excelente para usar em todo o tipo de alimentos e cozinhados.

Sal rosa dos Himalaias

Imagem de monicore por Pixabay

O sal rosa está muito na moda, porque é um sal livre de toxinas o que o torna muito mais puro. Constituído por 84 minerais como potássio, cálcio, magnésio, zinco, ferro e selénio. Este sal promete equilibrar o ph do nosso organismo, melhorar problemas respiratórios, reduzir sinais de envelhecimento, melhorar a qualidade do sono e regular a pressão arterial. O sal rosa traz muitos benefícios à saúde e promete deixar os pratos igualmente saborosos.

(*) Joana Liz não é nutricionista, apenas pratica um estilo de vida saudável e é uma leitora assídua na área da alimentação. Em caso de alguma doença ou problema crónico, consulte o seu médico ou nutricionista antes de seguir estas dicas.

a