Midnight in Paris: Descobrir o passado para viver o presente

Vencedora do Óscar de Melhor Argumento Original, Midnight in Paris é, antes de mais, uma comédia romântica ao estilo a que Woody Allen já nos habituou. Os amarelos e os verdes tomam conta das mais belas paisagens parisienses, que servem de plano de fundo para a relação conflituosa de Gil (Owen Wilson) e Inez (Rachel McAdams).
Gil é um escritor de roteiros para Hollywood com o desejo de publicar o seu primeiro livro, mas encontra algumas dificuldades no processo. Paris acaba por ser o lugar onde Gil se encontra consigo mesmo, ainda que Inez não partilhe da ideia romantizada da cidade e não compreenda o desejo de Gil de regressar a um passado que tanto venera.
Woody Allen desvia-se do cliché da história de amor parisiense e apresenta-nos um casal pouco empático e, eventualmente, destinado ao fracasso: Owen Wilson e Rachel McAdams interpretam pessoas com visões e objetivos diferentes que se uniram por razões supérfluas. O realismo no retrato das relações é já uma caraterística marcante do realizador e mais uma vez concretiza-se de forma brilhante em Midnight in Paris.
É exatamente em Paris que Gil, eterno insatisfeito e incompreendido, descobre o seu ponto de abrigo. É no coração de França que regressa a um tempo diferente e com o qual, através dos outros e do que o rodeia, se identifica realmente. Também nós somos levados numa viagem no tempo pelos nomes mais marcantes da literatura dos anos 20; pelo jazz da mesma época; e, acima de tudo, pela nostalgia num espaço cheio de significado.
Midnight in Paris mostra-nos de que forma esta mesma nostalgia e o passado nos podem ajudar na adaptação ao presente. Muitas das vezes, só um olhar atento sobre aquilo que passou nos permite focar no aqui e no agora. E assim, nem sempre olhar para trás é penoso. Olhar para trás pode ser uma forma de descoberta e crescimento pessoal.
O filme é, sobretudo, um hino à esperança; um hino a todos os sonhadores que anseiam por algo mais do que aquilo que possuem, mas que ainda não o encontraram.

Ana Rita Cabral
Foto: https://reelclub.wordpress.com/2012/02/12/cinematic-sentiments-curing-nostalgia-with-hope-in-midnight-in-paris/

a