Anti envelhecimento: Alimentos que nos ajudam a manter a juventude

Nos dias de hoje a preocupação com a nossa saúde e aspecto físico tornaram-se uma constante. A alimentação é a chave para nos mantermos sãs e cuidados. Existem alimentos poderosos que nos ajudam a combater o envelhecimento externo e interno.

Joana Liz (*)

Vegetais verdes e crus

Imagem de Engin Akyurt por Pixabay

Os vegetais de folha verde são ricos em nutrientes, sobretudo são ricos em ácido fólico e cálcio que ajudam na nossa saúde óssea, retardam o envelhecimento cognitivo e ocular relacionados com a idade. Ajudam a prevenir cancros e perdas de memória.

Brócolos, couve, acelga e espinafres crus são algumas sugestões que pode adicionar às suas saladas e sopas.

Bagas

Imagem de congerdesign por Pixabay

A couve e os espinafres são os únicos vegetais com valores de antioxidantes elevados, no entanto as bagas frescas de qualquer fruta possuem o mesmo valor alto de antioxidantes.

As frutas frescas contém pigmentos de cor e fotoquímicos que ajudam a reduzir o risco de cancro, problemas relacionados com a bexiga, problemas cardíacos, memória e envelhecimento.

As bagas têm propriedades anti – inflamatórias tem o poder de retardar a perda das funções mentais que estão, maioritariamente, relacionadas com o envelhecimento.

Os mirtilos são um fruto capaz de retardar o Alzheimer e deve inclui-los na sua dieta, assim como morangos, amoras, framboesas e groselhas.

Abacate

Imagem de Juraj Varga por Pixabay

O abacate é um alimento alcalino capaz de regularizar os ácidos do nosso organismo. Rico em ómega 3 e vitamina E, este alimento ajuda a manter uma pele e cabelo brilhantes e as rugas longe dos nossos rostos.

Use o abacate em tostas ou saladas.

Amêndoas Cruas

Imagem de Free-Photos por Pixabay

As amêndoas são ricas em vitamina E, e uma mão cheia delas por dia é o suficiente para termos resultados incríveis. As amêndoas cruas são mais saudáveis porque preservam os seus nutrientes na sua forma mais pura.

A vitamina E é muito importante sobretudo em pessoas mais velhas porque ajuda a manter a sua mobilidade em alta como velocidade, coordenação e equilíbrio.

Tomates

Imagem de Couleur por Pixabay

Os tomates são ricos em lipoceno que ajudam a combater a oxidação da nossa pele, causada pela exposição ao sol. Comer tomate com azeite de oliva vai ajudar o nosso corpo a absorver melhor o lipoceno.

Pode consumir o tomate em saladas, assados, guisados e sopas.

Azeite de Oliva

Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

O azeite é uma gordura saudável e rico em ómega 3, sendo uma gordura essencial para o bom funcionamento do nosso organismo.

O azeite ajuda a manter a linha, o coração saudável, reduz inflamações e o colesterol. Ajuda na digestão e na circulação da pele que por consequência pode reduzir as nossas olheiras.

Damasco

Imagem de Couleur por Pixabay

O damasco é um fruto que pode ser amado ou odiado. Parecido com um pêssego, este fruto promete retardar o envelhecimento.

A cor laranja deste fruto diz-nos que é rico em carotenoides, um dos mais poderosos antioxidantes que ajudam a prevenir não só o envelhecimento, mas também doenças cardíacas, o colesterol e ajudam na prevenção do cancro.

Os carotenoides são transformados em vitamina A, pelo nosso organismo, e vão ajudar a termos uma visão saudável, bem como a pele, cabelo e gengivas.

O damasco para além deste inúmeros benefícios ajuda a regenerar o corpo, desintoxicando o nosso organismo e ainda mata a sede.

Consuma damascos preferencialmente na sua época.

(*) Joana Liz não é nutricionista, apenas pratica um estilo de vida saudável e é uma leitora assídua na área da alimentação. Em caso de alguma doença ou problema crónico, consulte o seu médico ou nutricionista antes de seguir estas dicas.

a