Viseu no combate à pandemia 24 horas por dia, 7 dias por semana

No 46º aniversário da revolução do 25 de abril, Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, não se esqueceu dos viseenses. Numa altura em que a pandemia convida o povo a celebrar entre quatro paredes, o autarca decidiu deixar uma mensagem de esperança àqueles que de tudo têm feito para se protegerem.

Por Ana Catarina Correia

Neste período de crise para todos a Câmara Municipal de Viseu anunciou a tomada de um conjunto de medidas, tanto a nível social como económico, com vista a ajudar as famílias, empresas e várias instituições que mais têm sofrido com os efeitos da Covid-19. Outra preocupação constante da autarquia está relacionada com lares e IPSS do concelho onde se encontra a grande maioria da população de risco e onde Almeida Henriques afirma já ter avançado, em conjunto com o Estado Central, “com os testes ao COVID-19 a todos os colaboradores destas instituições, assim como junto das que prestam apoio à deficiência”.

Reforçando a ideia de que “os Municípios estão desde a primeira hora na frente de batalha, avançando quando o Poder Central ainda se tenta libertar das teias burocráticas em que vive”, Almeida Henriques  lembra que, em Viseu, a Pandemia não é enfrentada “de segunda a sexta-feira, das 9 da manhã às 5 da tarde”, mas sim “24 horas por dia, 7 dias por semana” de modo a suavizar os impactos no concelho.

Não esquecendo de recordar os cinco capitães do Regime de Infantaria de Viseu que estiveram na luta pela liberdade, Almeida Henriques lembra que agora a luta é outra, a luta pela defesa da Saúde Pública que conta com um inimigo “invisível” e por isso imprevisível.  O presidente da autarquia deixou ainda um agradecimento “a todas e a todos os viseenses pelo comportamento cívico exemplar que têm revelado ao longo do último mês e meio”, não esquecendo de dirigir um especial cumprimento “a todos os profissionais de saúde, segurança, proteção civil e outros serviços essenciais, pela sua abnegação e entrega em prol do bem comum”.

Com um discurso de esperança, apelos e agradecimentos por tudo o que tem vindo a ser feito no combate ao Coronavírus, Almeida Henriques despede-se convicto “de que recuperaremos as nossas vidas plenamente” e com a certeza de que, “como no passado, venceremos esta batalha”.

a