Penalva do Castelo lança campanha para promover produtos do concelho

Francisco Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, conta como a população penalvense têm estado a reagir ao isolamento social provocado pelo Covid-19, bem como as complicações e dificuldades que este confinamento vai provocar neste concelho. A Câmara Municipal está preocupada e atenta aos produtores da região e, por isso mesmo, lançou uma campanha de sensibilização para promover os produtos com origem no concelho.

Entrevista por Marta Lourenço

A população do concelho de Penalva do Castelo está bem informada sobre o covid-19?

À semelhança do que acontece com a maior parte dos concelhos do interior, Penalva do Castelo, onde a maioria da sua população é idosa, revela ainda um enorme desconhecimento deste novo Coronavírus. A autarquia e as Juntas de Freguesia, bem como os centros de dia e os lares de idosos, através do apoio domiciliário têm efetuado uma grande divulgação, mas nos contatos com a população, verificamos que ainda existe uma grande percentagem, que apresenta uma deficiente informação sobre a pandemia.

Que medidas de prevenção estão a ser tomadas no concelho?

Os responsáveis pelas medidas de prevenção no País no essencial são três, a seguir designados: A Autoridade Nacional de Saúde; A segurança Social e a seguir as Autarquias. Em Penalva do Castelo, à semelhança do que aconteceu no resto do país teve que ser a autarquia a tomar a iniciativa de proteger a população, começando por distribuir EPI, equipamentos de proteção individual a todos os lares e centros de dia, distribuição de máscaras por todos empresários que laborem em espaços fechados. Promoveu ainda a uma desinfeção em todas as ruas das localidades do concelho com um produto à base de hipoclorito de sódio.

Como é que população está a viver este confinamento?

A população do concelho revela um enorme grau de responsabilidade e, salvo raras exceções, acata de uma forma ordeira e respeitadora todos os avisos e recomendações que lhes são sugeridos pelos agentes de proteção civil. No entanto devo referir especificamente aqueles cidadãos que vêm dos grandes centros urbanos ou do estrangeiro e têm grande dificuldade em seguir as instruções, pois têm um modo de pensar completamente diferente e já perderam aquilo que nos caracteriza que é respeito pelo próximo e a humildade, fomos inúmeras vezes forçados a solicitar a intervenção da GNR, para os obrigar ao confinamento, pois traziam os hábitos enraizados de há vários anos, pensando que estavam de férias, passeando pelas aldeias como se a pandemia não existisse. Com alguma dificuldade conseguimos o nosso objetivo.

É sabido que Penalva do castelo é terra de bom vinho, bom queijo e outros produtos endógenos. Como é que os produtores estão a reagir? A Câmara está a planear algum tipo de apoio?

A Câmara Municipal em conjunto com a Comunidade Viseu Dão Lafões, lançou uma campanha que visa a preferência pela aquisição daquilo que é nosso. O executivo fez um apelo através de um comunicado publicado na página do Município e através da rede social (Facebook), promovendo a aquisição de queijo Serra da Estrela, borrego e produtos hortícolas com origem do nosso concelho. Os nossos produtores da denominada trilogia de excelência, queijo Serra da Estrela, maçã bravo de Esmolfe e o vinho do dão de Penalva, não sairão afetados pela pandemia especificamente, obviamente que sofrem aquilo que a maioria dos portugueses sofreram, tiveram que adotar muitas medidas de proteção que lhes proporcionou transtornos e alguns custos acrescidos. O município adotou algumas medidas de ajuda à população, englobando os produtores. Estamos atentos e preocupados com a população e tomaremos medidas, caso se justifiquem no sentido de apoiarmos aqueles que mais fazem na promoção do território. Esta trilogia que já é uma imagem de marca do concelho tem de ser obrigatoriamente protegida.

a