Viseu vai ter centro de rastreio para despistagem do COVID-19

Recolha de amostras será feita no Pavilhão Multiusos, para cidadãos previamente referenciados pelas autoridades de saúde

O Município de Viseu, em estreita articulação com a Administração Regional de Saúde do Centro (ARS-Centro) e a Unilabs Portugal, vai instalar durante a próxima semana um centro de rastreio para despistagem do novo Coronavírus (COVID-19), no Pavilhão Multiusos.

Cumprindo rigorosos procedimentos de segurança, a colheita de amostras (através da introdução de zaragatoa no nariz) será feita em modelo “drive thru”, ou seja, os cidadãos não necessitam de sair da sua viatura para efetuar a análise. Este é o modelo seguido pela Coreia do Sul e pelos EUA, sendo recomendado pela Universidade de Stanford.

O centro de rastreio funcionará apenas por marcação prévia, para cidadãos suspeitos de infeção e previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Em caso de disponibilidade da capacidade instalada face à referenciação de casos emanada da ARS-Centro, o centro poderá receber pacientes referenciados por outras unidades públicas e privadas de saúde ou do sector social da região.

“Não nos substituímos às autoridades de saúde. Este centro que estamos a instalar visa complementar o serviço prestado pelo Hospital de São Teotónio. Estamos a reforçar a capacidade de resposta em Viseu e, em simultâneo, a proporcionar condições de conforto e segurança aos cidadãos com sintomas que podem indiciar a infeção pelo novo Coronavírus, ajudando a desanuviar o Hospital destes doentes que podem ser analisados em ambulatório”, explica o Presidente da Câmara Municipal, António Almeida Henriques.

Os cidadãos que se deslocarem ao ponto de recolha não estarão em contacto com outros cidadãos, nem com os profissionais de saúde, reduzindo o risco de contágio.

Os resultados das análises serão, posteriormente, comunicados às autoridades de saúde. Em caso de positivos, serão comunicados ainda ao Instituto Ricardo Jorge e à Linha SNS24, que darão seguimento ao processo.

O equipamento instalado no Pavilhão Multiusos – com entrada das viaturas a partir do parque de estacionamento – permitirá a realização de cerca de até150 testes por dia, podendo a capacidade de resposta vir a aumentar, caso seja registado um aumento exponencial do número de cidadãos suspeitos de estarem infetados.

O Presidente da Câmara Municipal entende que “numa fase de pandemia, é necessário criar todas as condições de proteção aos nossos concidadãos e um centro de rastreio como este permite atuar de forma rápida, segura e sem sobrecarregar o nosso Hospital”.

António Almeida Henriques reforça que só pode recorrer a este centro de rastreio quem for previamente referenciado por um médico, uma vez que não é permitida a realização de testes casuais.

A instalação deste centro de rastreio conta com a colaboração da Viseu Marca, quer na montagem do espaço, quer na disponibilização de equipamento logístico.

O Município reitera o apelo à população para que mantenha um comportamento sereno e responsável, respeitando as recomendações da DGS e utilizando os mecanismos preferenciais de contacto nacional (www.covid19.min-saude.pt), recorrendo à linha telefónica SNS 24 (808 24 24 24) apenas em caso de suspeita de infeção. Não se substituindo a estes canais, o Município tem disponível a linha municipal de Proteção Civil (232 420 390).