Executivo Municipal de Viseu reuniu, cumprindo medidas preventivas

Reunião ordinária decorreu sem público, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, devendo passar a modo de videoconferência

A Câmara Municipal de Viseu reuniu esta quarta-feira, em sessão ordinária, com medidas preventivas, designadamente de higienização e distanciamento dos seus titulares no espaço do Salão Nobre.

A reunião foi antecipada para esta quarta-feira, no âmbito da gestão do estado de alerta municipal e do Plano Municipal de Emergência ativado na passada segunda-feira. Futuras sessões poderão adotar, neste contexto de crise, pelo sistema de videoconferência.

O Presidente da Câmara Municipal, António Almeida Henriques, deu conta à Vereação do conjunto das medidas que têm vindo a ser gradualmente implementadas, garantindo, todavia, que o Município continuará a garantir os serviços essenciais à segurança e bem-estar da população, como sejam os de fornecimento de água e saneamento, limpeza urbana e recolha dos resíduos sólidos urbanos, tratamento de jardins, Bombeiros Sapadores e Policia Municipal, apoio social e informação ao público.

O Município assegura ainda o funcionamento de estabelecimentos de ensino para receber os filhos até aos 12 anos dos que cumprem trabalhos indispensáveis no combate à crise: médicos, enfermeiros e profissionais de saúde auxiliar, elementos da proteção civil, GNR, PSP, e os trabalhadores do Município em funções de permanência.

Em paralelo, estão a ser asseguradas as refeições escolares para os mais carenciados, mesmo em período de encerramento das escolas.

O Executivo Municipal foi unânime quanto à estratégia e ao plano de emergência adotados, assim como sobre a forma serena e transparente como as medidas municipais têm vindo a ser comunicadas e implementadas.

Dos assuntos que constavam da ordem de trabalhos desta reunião de Câmara, destaque para a aprovação da adjudicação da empreitada de requalificação do Bairro Municipal de Viseu, também conhecido por Bairro da Cadeia. O valor global da empreitada é de cerca de 6,3 milhões de euros e o prazo de execução de 16 meses.

Este é o culminar de um processo amplamente participado, no qual as 42 famílias que atualmente residem no bairro tiveram uma palavra ativa. Foram também elas as primeiras a conhecer o projeto de requalificação, apresentado em setembro do ano passado no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Na empreitada que agora foi adjudicada existe a preocupação de uma intervenção estruturada, que reabilite a identidade arquitetónica e social do Bairro, preservando e respeitando a sua memória.

A empreitada prevê a reabilitação de 81 edifícios – numa área de quase 25 mil metros quadrados -, 42 para atuais moradores, 30 para colocar a concurso para jovens casais (com renda condicionada), 1 para alojamento temporário de famílias em risco, 1 para a Casa da Memória e 2 para serviços.