Covid 19: o lado cor de rosa

O COVID-19 tem assombrado os noticiários e o Mundo já vão uns quantos meses. Prefiro nem os contar. A pandemia mundial tem trazido medos, incertezas, ansiedade e momentos de pânico (prefiro nem referir os momentos de estupidez!). A quarentena seja voluntária ou forçada tem trazido muita insatisfação e não percebo porquê.

Por Joana Liz

Recuemos no tempo e nem precisamos de ir muito longe. O dia-a-dia do ser humano é ocupado maioritariamente pelo trabalho ou pela escola. Chegamos a casa exaustos, jantamos numa correria porque é preciso dormir cedo, porque amanhã o dia começa às 6h00!

O diálogo para quem pratica a rotina de um ser humano comum vive de frases como: “nem tenho tempo para os meus filhos”, “não tenho tempo para cuidar de mim”, “era tão bom que amanhã o professor faltasse”, “amanhã já podia ser sexta”.  O coronavírus trouxe-nos a oportunidade de essas frases ditas para o ar, sem qualquer reflexão, se concretizarem de uma forma inesperada. Parece que a fada madrinha apareceu e realizou as lamentações de muitos.

A incoerência dessas mesmas pessoas passa por dizer, neste período de resguardo, frases como: “que seca estar em casa”, “e agora com que vou distrair os miúdos?”, “quem me dera voltar ao trabalho”, “estou a endoidecer em casa”.

Como é que o ser humano pode ser tão contraditório?

A pandemia é um assunto grave e já não há nada de novo a dizer sobre ele. Basta pensar que Portugal entrou no estado de emergência. Não vale a pena entrar em pânico, temos de cumprir as distâncias sociais e duplicar os cuidados de higiene e, não menos importante. comer de forma limpa.

O COVID-19 não é só negro. O COVID-19 tem um lado cor de rosa. E agora e vocês estão a pensar “Ela deve estar maluca!”.

O conceito de família tem-se vindo a perder, desvalorizamos o simples facto de estarmos na praia e de nos emocionarmos com o mais lindo por do sol. Nem reparamos na ausência de afecto que existe. Não abraçamos os nossos amigos todos os dias, não elogiamos os nossos familiares diariamente e não agradecemos à natureza o simples facto de existirmos e estarmos rodeados de beleza natural.

Este maldito corona, volta a trazer as nossas emoções mais bonitas. Sentimos saudades dos nossos amigos, dos familiares que não estão na nossa casa. A internet e redes sociais começam a tornar-se um tédio. É hora de reaprender.

Aproveitem este tempo em casa, para irem fazer aquela receita que viram há 5 anos atrás e para a qual nunca tiveram tempo ou disposição. Mostrem os filmes da Disney aos vossos filhos. Se não tiverem filhos, relembrem a vossa infância. Joguem monopólio, sintam o cheiro do jogo de tabuleiro. Riam à volta da mesa com a falta de jeito em desenhos do Pictionary. Vão para a cozinha juntos e façam um bolo! Tirem um dia para ver filmes de pijama, com direito a pizza, pipocas e coca cola. Um dia com abusos também é saudável.

Aproveitem para começar a fazer exercício físico e quem já o faz que puxe pela mãe, pelo pai, pelos irmãos e até pelos gatos. Aproveitem para conviver mais. Aproveitem para contar as traquinices da vossa infância aos vossos filhos e netos. Ouçam as asneiras que enquanto crianças e adolescentes fizemos, como falsificar uma assinatura num recado na caderneta ou num teste com uma nota menos conveniente. Reúnam às refeições, saboreiem cada garfada, enquanto riem à mesa. Leiam mais livros, aqueles que se pegam e cheiram a livro. Elogiem mais quem amam. Deem mais abraços, beijos àqueles que estão fechados com vocês. Mandem aquela mensagem aquele amigo que querem falar há meses.

Aproveitem para cuidar mais de vocês. Aproveitem para aprender a comer mais saudável . Aproveitem para fazer yoga, aproveitem para meditar e até para experimentar fazer aquela maquilhagem que nunca deu tempo.

Aproveitem o tempo com quem ama, nem que seja em silêncio no sofá. Disfrutar daquele silêncio que por mais mudo que seja, transmite amor. Aproveitem para rever os Morangos com Açúcar e cuscar a coleção das revistas da Bravo cheia de posters do D´zrt.

Agradeçam à natureza por nos contemplar com belas árvores, flores, frutos e animais. Com o mar, os rios, o sol e a lua. Disfrutem dos raios de sol e do cheiro que a brisa nos traz.

Reaprendam a viver, esqueçam o stress, esqueçam as redes sociais e o seu uso excessivo. Vejam isto como uma oportunidade que a vida nos está a dar para voltarmos a ser gente. Gente que valoriza, gente que tem tempo para o que realmente importa. Gente que ama por inteiro as pessoas e a vida. Gente que é gente.

Quando nos voltarmos a abraçar que não seja em vão e que não dure uns dias. Que desta vez seja o regresso às origens seja definitivo.

O COVID-19 pode ser o início de uma vida cor de rosa, pode ser o início de uma vida colorida para quem se perdeu e vive na euforia do dia-a-dia.

a