“Força de vontade” para combater o tabagismo

O Relatório do Programa Nacional para a Preservação e Controlo do Tabagismo de 2019, divulgado pela Direção-Geral de Saúde (DGS), releva que o tabaco é a principal causa de morte entre a população portuguesa. Fumar é um hábito social adquirido e, na maior parte dos casos, começa com a influência de outros.

Por Ana Catarina Correia e Ana Catarina Figueiredo

Nesta reportagem “Força de vontade para combater o tabagismo”, procuramos perceber mais acerca do tabagismo e quais as implicações que tem para a saúde. Para isso, damos a conhecer o ponto de vista de Manuela Monteiro, enfermeira há 24 anos. 

Também podemos conhecer a história de Mário Pereira, ex-fumador, que esteve preso ao vício durante mais de 40 anos. Mário confessa que o tabaco o fazia sentir-se “mais velho”, mas acabou por se tornar numa dependência. “Força de vontade” é a melhor dica que nos deixa para quem quer terminar com o vício de fumar.

O tabaco continua a ocupar os lugares cimeiros nas causas de morte entre os portugueses. São já muitas as soluções e os apoios para quem quer deixar de fumar. Acima de estar preparado para deixar o tabaco, o mais importante é a força de vontade.

a