“Prevenção do Burnout nos Professores”, foi o tema dos “Fóruns 3D” do mês de março

Foi no passado dia 2 de março que 13 professores do Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira, Armamar, tiveram oportunidade de participar na sessão de “Prevenção do Burnout nos Professores”.

Uma das atividades do Projeto OPTA (Oportunidade, Promoção e Transformação na Ação) é a “Fóruns 3D- Diagnosticar, Definir e Desenvolver” que é dirigida a 3 grupos distintos: crianças e jovens; familiares; professores, auxiliares e técnicos. Com esta atividade pretende-se realizar fóruns de debate relativos à temática do insucesso/sucesso escolar e tudo o que isso envolve.

Liderado por Lurdes Neves, em parceria com o Projeto OPTA, este fórum teve o objetivo de esclarecer e dar a conhecer melhor uma das síndromes que está a afetar os docentes: o Burnout. A síndrome de Burnout é um distúrbio emocional que tem como sintomas: a exaustão extrema, o elevado stress e o esgotamento físico e psicológico que resultam de situações de trabalho muito desgastante.

Os docentes participantes puderam expor todas as suas dúvidas e após a apresentação de Lurdes Neves, ficaram a conhecer alguns exercícios de relaxamento que podem fazer ao longo do dia para prevenir a acumulação de stress.