Viseu toma medidas de prevenção contra o Covid-19

Os primeiros casos do coronavírus (Covid-19) foram detetados na China, na cidade de Whuan, no final de dezembro de 2019. O #dacomunicação foi para as ruas de Viseu tentar perceber quais as medidas tomadas pelos centros de saúde e centros hospitalares, para informar os viseenses acerca do Covid-19.

Por André Reis

Em Viseu têm sido tomadas as medidas de prevenção de modo a que as pessoas tenham um total conhecimento do vírus. “Os materiais informativos e orientações produzidos pela Direção-Geral da Saúde têm sido amplamente divulgados pelos serviços de saúde à comunidade. O sítio da internet, da Direção-Geral da Saúde, disponibiliza atualizações diárias sobre COVID-19. Existe, ainda, disponível a linha SNS 24 (808 24 24 24), que presta esclarecimentos.”, explica Sara Dias, médica do Conselho Clínico e de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Dão – Lafões.

Apesar não existir nenhum caso de Covid-19, em Portugal, a Direção Geral da Saúde, tem realizado orientações técnicas para preparação e resposta a casos “que visam, precisamente, capacitar os profissionais dos serviços de saúde para atuarem perante casos suspeitos ou confirmados desta doença”, diz Sara Dias.

Em exclusivo, para o jornal #dacomunicação, Sara Dias deixa algumas recomendações de cuidados que as pessoas devem ter para prevenir o risco de infeção do Covid-19.

“Os cuidados são os mesmos que devem ser adotados para prevenir infeções respiratórias (como, por exemplo, a gripe). A lavagem frequente das mãos é fundamental, bem como a adoção de medidas de etiqueta respiratória, que consistem em tapar o nariz e a boca quando se tosse ou espirra, recorrendo a lenço de papel descartável ou para o antebraço e nunca diretamente para a mão. Deve, ainda, evitar-se contacto próximo com pessoas com sintomas de infeção respiratória”, conclui a profissional de saúde.

Atualmente, já se registaram mais de 2.000 mortes e 70.000 mil infetados devido ao Covid-19. Segundo informações, do Serviço Nacional de Saúde (SNS), todas as pessoas que apresentem tosse, febre e/ou dificuldade respiratória e que tenha estado na China ou em contacto próximo com um caso de Covid-19 nos 14 dias anteriores ao início dos sintomas, deve contactar a linha SNS 24 ou deslocar-se aos serviços de saúde.

a