Programa Erasmus com candidaturas abertas no Politécnico de Viseu

O Politécnico de Viseu (PV) convida todos os seus estudantes dos cursos de CTeSP, licenciatura e mestrado a candidatarem-se a um período de mobilidade no ano letivo de 2020/2021, ao abrigo do programa Erasmus+.

As candidaturas decorrem de 17 de fevereiro a 11 de março de 2020 e os interessados poderão concorrer a um período de estudos numa das 119 instituições de ensino superiorcom as quais existe um acordo interinstitucional com o Politécnico de Viseu e que se encontram localizadas em 24 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Croácia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Malta, Noruega, Polónia, Reino Unido, República Checa, Roménia e Turquia.

Os estudantes têm ainda a oportunidade de se candidatarem a um estágio numa organização de um qualquer país europeu participante no Programa Erasmus+. Releve-se que existe apoio financeiro, quer para os períodos de estudos quer para os estágios, que varia em função do país de acolhimento e da duração do período de mobilidade, que deverá ter no mínimo 3 meses e no máximo 12.

Os alunos interessados devem formalizar a sua candidatura junto aos Serviços de Relações Externas do Politécnico de Viseu.

Para o efeito, os alunos devem consultar a página http://www.ipv.pt/ri/erasmus.htm, onde se encontra disponível o guia do candidato que contém informação obrigatória relativa aos procedimentos e condições de candidatura, a lista das instituições parceiras e os critérios de seriação.

A melhor referência para as mais-valias de uma experiência internacional é o testemunho dos alunos que já participaram no programa Erasmus+:

“Há quem chame sorte, há ainda quem diga estar no lugar certo à hora certa. Pois eu digo ‘ Obrigada Programa Erasmus’. Proporcionou-me um emprego, que, no meu ponto de vista, foi o máximo que eu podia alcançar. Tenho saudades? Sim. É difícil? Claro! Vale a pena? Sempre!”

Adriana Macedo, ex-aluna do curso de Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Viseu / Erasmus em Bruxelas, Bélgica

“Que posso dizer mais sobre a minha estadia por lá? Tanta coisa! Tive um estágio fantástico e enriquecedor, conheci pessoas que ajudaram a que a minha passagem por lá ficasse para sempre na minha memória e que valesse a pena toda a distância a que estava de Portugal. Foi gratificante e sem dúvida que, se pudesse, repetiria! O conselho que posso dar é: vale a pena fazer Erasmus, sair da nossa zona de conforto e aventurarmo-nos”.

Ana Raquel Martins, ex-aluna do curso de Publicidade e Relações Públicas da Escola Superior de Educação de Viseu / Erasmus em Praga, República Checa

“Ao realizarmos um período de mobilidade Erasmus conseguimos distinguir o quanto Portugal tem de bom e de mau. Tem sido uma experiência única e gratificante, tanto a nível pessoal como profissional. Conhecemos pessoas de todo o mundo e convidamos todos os que gostam de aventura, natureza e desporto a visitar a Noruega.”

Carolina Saúde e Cláudia Bronze, ex-alunas do curso de Engenharia Zootécnica da Escola Superior Agrária de Viseu / Erasmus em Bodo, Noruega

“Foram muitos os motivos que fizeram com que adorasse esta experiência, desde ter ido sozinha para um país estrangeiro, aprender uma nova língua, conhecer uma nova cultura, provar a deliciosa gastronomia local, conhecer uma nova cidade, trabalhar numa área bastante interessante, aprender uma nova profissão, até ter conhecido pessoas extraordinárias. Todos os dias aprendia ou visitava uma coisa nova. Foi um verão cheio de aventuras e de amizades, na verdade nunca me senti sozinha”.

Marie-Line Pignier, ex-aluna do curso de Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu / Erasmus em Alicante, Espanha

“Apenas quem se aventura e se candidata ao Programa Erasmus+ sabe que é uma experiência ‘of a life time’. Assim sendo, esperamos que esta partilha daquela que foi a nossa experiência, e que por ter sido tão positiva, faça com que outros colegas ganhem motivação e agarrem esta oportunidade, para depois também eles poderem partilhar connosco a experiência/aventura”.

Daniela Chaves e Gilberto Ramos, ex-alunos do curso de Serviço Social da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego / Erasmus em Salamanca, Espanha

Perfil do estudante Erasmus e os benefícios do seu estatuto

A Comissão Europeia fez um estudo sobre a implementação do programa Erasmus. A promoção da empregabilidade é em si um objetivo do programa Erasmus+. Os registos estatísticos demonstram claramente que um aluno que teve uma experiência de mobilidade internacional tem maiores possibilidades de conseguir um emprego. De registar que um diplomado que tem uma experiência Erasmus tem menos 83% de hipóteses de ficar desempregado quando comparado com alguém que não usufruiu de uma mobilidade internacional. Para além disso, os empregadores valorizam as competências adquiridas nestas experiências já que contam com colaboradores com maior capacidade de adaptação, autonomia para encontrar soluções, curiosos e confiantes.