Freguesia de Côta vence “Rota dos Presépios”

A Freguesia de Côta foi a vencedora do concurso “Rota dos Presépios”, integrado na programação “VISEU NATAL”, tendo recebido um prémio de 1.250 euros.

O anúncio foi feito esta segunda-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara, numa cerimónia em que foram galardoados 12 dos 24 participantes.

No pódio, para além da Freguesia de Cota foram distinguidas pelo júri (constituído por Alberto Correia, António Lopes Pires e Vanessa Chrystie) as Freguesias de Viseu (2.º lugar, 1.000 euros) e Calde (3.º lugar, 700 euros).

Foram ainda atribuídas 9 menções honrosas às seguintes Freguesias: São Pedro de France (4.º lugar, 250 euros), União de Freguesias de Barreiros e Cepões (5.º lugar, 250 euros), Bodiosa (6.º lugar, 250 euros), Campo (7.º lugar, 250 euros), Coutos de Viseu (8.º lugar, 250 euros), São Cipriano e Vil de Souto (9.º lugar, 250 euros). Abraveses (10.º lugar, 250 euros), Povolide (11.º lugar, 250 euros) e Ranhados (12.º lugar, 250 euros).

“Mais importante do que os prémios, é o clima que temos vindo a criar em torno da nossa programação de Natal. E as 25 freguesias são fundamentais neste ecossistema de qualidade de vida que temos vindo a desenvolver”, destacou o Presidente da Câmara, Almeida Henriques.

O concurso “Rota dos Presépios” tem por objetivo a promoção e revitalização da tradição cultural da construção de um Presépio, tendo as Freguesias e as suas comunidades locais como destinatários. Visa ainda promover práticas criativas e culturais coletivas na comunidade local, contribuindo para a valorização de talentos artísticos e para o fomento das diferentes identidades locais.

Participam na construção dos Presépios escolas, associações, escuteiros ou outras coletividades ou formas de associação local, bem como de artesãos e artistas.

Foram critérios de avaliação a criatividade na conceção e nos materiais utilizados; a inclusão de marcas identificativas da freguesia; a representação de tradições nos presépios; a inovação introduzida nos materiais utilizados para a produção dos presépios, dando relevância à utilização de materiais reciclados.