Técnica de laboratório permite obter resultados em tempo real

O Laboratório de Investigação e Desenvolvimento (LID) da DIN possui uma tecnologia que permite analisar amostras de alimentos para animais e géneros alimentícios e obter os resultados em tempo real. A tecnologia de espectroscopia no infravermelho próximo, ou NIR (Near-Infrared Spectroscopy, na sigla em inglês), é uma das mais versáteis e promissoras ferramentas destes sectores.

A DIN – Desenvolvimento e Inovação Nutricional, com sede em Santa Comba Dão, adquiriu esta tecnologia em 2014, dotando, assim, o laboratório de um equipamento que traz múltiplas vantagens. Desde logo, é uma técnica não destrutiva, pelo que a amostra mantém-se intacta, não utiliza produtos químicos e consumíveis, a leitura é simples e rápida e permite analisar diversos parâmetros em simultâneo.

Os clientes poderão ter também o seu próprio NIR, sendo que as calibrações instaladas são fornecidas pelo LID. As matrizes calibradas correspondem às necessidades de cada cliente, seja no setor da alimentação humana ou no setor da alimentação animal. “No setor animal são disponibilizadas calibrações para matérias-primas, produto acabado e silagens. No setor alimentar está disponível a análise para carnes e produtos cárneos, nomeadamente carnes frescas e produtos transformados”, especifica o LID. A DIN apresenta um vasto leque de matrizes calibradas para os dois setores.

O cliente é devidamente acompanhado durante todo o processo, podendo requerer ao laboratório, sempre que necessário, a implementação de novas calibrações para os seus produtos. “A opção por esta solução de leitura em fábrica, ao fornecer resultados em tempo real, apresenta características únicas que contribuem para a melhoria da qualidade do processo e se traduzem em poupanças efetivas”, explica o LID. Os clientes poderão ainda fazer um controlo na receção das matérias-primas, otimizando a sua incorporação na dieta dos animais e avaliando as características nutricionais. Além disso, é possível fazer um controlo do processo de fabrico através da verificação do cumprimento da formulação.

Caso o cliente já tenha adquirido outro equipamento de análise, as calibrações disponibilizadas pelo LID poderão ser padronizadas de forma a tornarem-se compatíveis com o equipamento em causa e o cliente possa usufruir dos serviços do LID.

A aplicação da tecnologia NIR está em constante evolução, quer no sentido de adequar novos parâmetros às necessidades do cliente, quer no sentido de apostar em novos parâmetros que favoreçam a melhoria da qualidade dos seus produtos e processos. A análise via NIR de micotoxinas e aminoácidos são um dos exemplos da inovação da técnica aplicada ao setor animal.

O LID efetua ensaios químicos e microbiológicos em alimentos para animais e produtos alimentares para consumo humano e está dotado de equipamentos de vanguarda e alta tecnologia. O LID tem um vasto leque de clientes em todo o país.

a