Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego sensibiliza para tráfico de seres humanos

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego vai colaborar em ações que visam reforçar o conhecimento, informação e sensibilização sobre a questão do Tráfico de Seres Humanos.

No próximo dia 28 de janeiro, terça-feira, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) do Politécnico de Viseu vai assinar um protocolo de cooperação com a Saúde em Português que visa sensibilizar para o Tráfico de Seres Humanos (TSH).

Num contexto em que, de acordo com dados das Nações Unidas, mais de 2.4 milhões de pessoas são atualmente vítimas de tráfico para fins comerciais, sensibilizar para o Tráfico de Seres Humanos para a ESTGL inscreve-se tanto no âmbito da sua missão, ao desenvolver globalmente, competências nos estudantes, como no compromisso de promover e participar em atividades de ligação à sociedade.

Daí a cooperação com a Saúde em Português, promotora do projeto “Mercadoria Humana #Norte – Projeto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos”, financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), através da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

A Saúde em Português é uma Organização Não Governamental que promove a integração social e comunitária com vista ao desenvolvimento integral da pessoa humana, respeitando e assegurando os seus direitos e liberdades fundamentais.

Mercadoria Humana

O projeto “Mercadoria Humana” tem como principal missão prevenir, sensibilizar e informar grupos estratégicos e públicos mais vulneráveis para o TSH, em particular para a exploração laboral, bem como responsabilizar e alertar para os deveres cívicos perante este crime público. Através de parcerias com municípios, estabelecimentos de ensino, entidades públicas e privadas, de modo a facilitar a mediação no acesso a públicos-alvo estratégicos (técnicos de educação, serviços sociais, emprego, saúde), para que sejam desenvolvidas atividades que os capacitem para adoção de um papel ativo na prevenção, combate e acompanhamento de vítimas ou potenciais vítimas deste tipo de crime. Serão dinamizadas ainda atividades que visam empoderar públicos mais vulneráveis a este fenómeno (estudantes, mulheres, desempregados, imigrantes, refugiados, entre outros).

Ao abrigo do acordo com a ESTGL, a Saúde em Português vai promover ações de informação junto da comunidade; colaborar, de forma permanente, na partilha de informação e de conteúdos pertinentes para a temática do TSH e ainda disponibilizar materiais de divulgação no âmbito desta temática.