Conferência “VISEU, 40 Anos Gloriosos” realiza-se esta quinta-feira

A primeira iniciativa pública das Comemorações dos 40 Anos do Politécnico de Viseu é uma conferência sobre o recente desenvolvimento da região.

No âmbito do programa comemorativo dos 40 Anos do Politécnico de Viseu (40 ANOS PV), vai realizar-se, no dia 23 de janeiro, quinta-feira, às 17h00, a conferência “VISEU, 40 Anos Gloriosos”, proferida por José Pais de Sousa. A sessão, que decorre no Salão Nobre da Associação Comercial de Viseu (Rua da Paz, n.º 7) e tem entrada livre, além da intervenção daquele quadro superior do município (chefiou o Departamento de Urbanismo nos últimos 32 anos), é moderada por Joaquim Alexandre Rodrigues e conta ainda com testemunhos de Mário Rodrigues da Costa e de Paula Raquel Ferreira.

O Politécnico de Viseu está a assinalar os 40 anos da sua criação desde 26 de dezembro, data da publicação do decreto-Lei que, em 1979, instituiu a rede de estabelecimentos do ensino superior politécnico em Portugal, incluindo o de Viseu. O programa dos 40 ANOS PV decorre até junho e está a cargo de um grupo de docentes, não docentes e estudantes do Politécnico, coordenado por Joaquim Alexandre Rodrigues.

As comemorações visam, não apenas reforçar as relações com o território e a comunidade onde está inserido, mas também afirmar o ensino superior politécnico como um motor de desenvolvimento regional, através da ciência, tecnologia e cultura. Nesta perspetiva, como esclarece o coordenador, a primeira conferência pretende ser um “testemunho, informado e refletido, sobre a forma como foram mobilizadas e harmonizadas as energias públicas e privadas que desenvolveram Viseu nestes anos gloriosos”.

a