Município de Viseu transfere mais de 1,3 milhões de euros para as freguesias

O Executivo Municipal aprovou esta terça-feira, 21 de janeiro, os protocolos de delegação de competências para 2020 nas Juntas de Freguesia, cujo valor total é superior a 1,3 milhões de euros. Face a 2019, o Município aumenta o montante a transferir em quase 8%.

Nesta delegação de competências está prevista a manutenção de espaços verdes, limpeza de vias, espaços públicos, sarjetas e sumidouros. As freguesias ficam ainda responsáveis pela manutenção de espaços envolventes a estabelecimentos do pré-escolar a 1.º ciclo, assim como por pequenas reparações nesses espaços de ensino.

A delegação de competências compreende ainda gestão e reparação de equipamentos desportivos e percursos pedestres e a colocação de placas de toponímia.

Neste conjunto de competências a delegar, destaque para o facto de a Junta de Freguesia de Viseu ficar, a partir de agora, responsável por um conjunto de tarefas mais alargado, no que diz respeito à limpeza de vias e espaços públicos.

Desta forma, cabe à Junta de Viseu atuar nestes domínios nos seguintes locais: Gumirães, Pinhô, Urbanização do Fontelo, Rua das Fontainhas, Bairro de Santa Eugénia, PSP, Bairro da Misericórdia, Quinta da Carreira, Quinta da Longra, Esculca, Santiago, São João das Lameira e Bairro de Diamantes (S. João da Carreira).

“Acredito que o que é feito na proximidade é muito melhor e é por isso que delego nas Juntas de Freguesia este conjunto de competências”, explica o Presidente da Câmara, Almeida Henriques.

Ainda segundo o autarca, o Município de Viseu tem vindo a fazer “um investimento de proximidade sem precedentes”, que “promove a coesão social e nos permite crescer ainda com maior homogeneidade”.

Aprovada a decisão final da Linha “Animar”

O Executivo Municipal aprovou também esta terça-feira a decisão final da Linha “Animar” no âmbito do Viseu Cultura 2020/2021, bem como os montantes a transferir para as entidades vencedoras.

O júri considerou elegíveis três projetos para efeitos de financiamento municipal – bem como os montantes a transferir para as entidades vencedoras -, os quais receberam classificação superior a 80 pontos percentuais. São eles “Karma is a fest”, “Creta – Laboratório de Criação Teatral” e “Poldra – Public Sculpture Project Viseu”.

No total, o Município viabiliza um financiamento de 150 mil euros para estes projetos, que apontam para um investimento cultural superior a 188 mil euros.

a