Gaming é tema de novo ciclo de cinema no Politécnico de Viseu

Numa era de consumo digital, o Ciclo GAME, organizado em colaboração com o Cine Clube de Viseu, irá dar pistas sobre a maior indústria de entretenimento atual.

Depois do ciclo de cinema 100% Alternativo, o Cine Clube de Viseu e o Politécnico de Viseu voltam a programar um ciclo de cinema, entre janeiro e junho, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV). Desta vez dedicado ao fenómeno “gaming”, o ciclo prevê a exibição de 6 filmes, um por mês.

O ciclo é aberto à comunidade em geral e tem entrada livre.

Na primeira sessão, no dia 28 de janeiro, pelas 21h00, é apresentado o documentário “State of Play” (2013), um olhar atento sobre a evolução e industrialização dos e-Sports na Coreia do Sul, com enfoque particular na vida dos jogadores profissionais, que se tornaram em poucos anos verdadeiras celebridades nacionais e internacionais. “State of Play” recebeu o Prémio de Melhor Documentário no Independent Film Festival de Nova Iorque.

Como habitualmente, no final da exibição, decorre uma conversa entre os convidados especiais e o público, sendo esperada uma ampla participação de jovens e de “gamers” de todas as gerações.

O Ciclo Gaming é produzido pelo Cine Clube de Viseu e Politécnico de Viseu e idealizado com António Alvarenga, que moderará a primeira sessão.

State of Play, de Steven Dhoedt

Bélgica / Coreia do Sul, 2013, 85’

Todos os anos, milhares de Sul-Coreanos enchem os estádios de Seul para assistir a torneios onde jogadores profissionais competem para ser o melhor num único videojogo: “Starcraft”. O jogo, já com mais de uma década, é quase ancestral no mundo veloz e em constante mudança dos videojogos, mas na Coreia do Sul tornou-se um passatempo nacional, e tal como outros desportos, o e-Sports tornou-se uma indústria multimilionária.

State of Play acompanha a história de três rapazes em pontos diferentes na sua carreira de jogadores: enquanto uns lutam por alcançar o sucesso neste mundo ultracompetitivo, outros lutam por mantê-lo.

Próxima sessões agendadas:

Fevereiro – eXistenZ, de David Cronenberg;

Março – Indie Game: The Movie, de Lisanne Pajot e James Swirsky.

a