A mais jovem ministra, criada e rodeada por mulheres

Uma mulher criada entre mulheres que vai governar com mulheres. Esta é Sanna Marin, a nova primeira ministra finlandesa de apenas 34 anos.

Por Sara Pacheco

Sanna Marin nasceu numa família modesta, finlandesa, que acabou por se tornar uma família incomum. Os seus pais separam-se devido a problemas relacionados com alcoolismo e a sua mãe decidiu construir a sua vida ao lado de uma mulher.

Apesar de não ser algo aceitável na Finlândia por aquela altura, a jovem acabou por crescer sem grande preconceito tornando-se agora numa defensora das famílias “diferentes” e da homossexualidade. Após se licenciar em Administração Pública, a sua carreira política inicia-se aos 20 anos. Em 2012, aos 27 anos, fica encarregue da Câmara de Tampere.

A política “de alto nível” chega em 2015 à vida da jovem finlandesa, quando chega à presidência do partido social democrata (SDP) para substituir a Rinne. Satisfeito com a prestação da sua substituta, o líder recebe-a como Ministra dos Transportes e Comunicações assim que faz governo.

Após a demissão de Rinne, a então ministra vê a sua oportunidade para a ascensão. Marin derrotou o líder parlamentar social democrata e tornou-se a terceira ministra do país e a mais jovem ministra do mundo.

Em funções desde a semana passada, Sanna reconcilia a sua profissão com a maternidade desde o nascimento da sua filha da relação com Markus Räikköne. É nas suas redes sociais que a vemos como mãe, feminista, ecologista e defensora dos direitos humanos.

a