3 minutos à Académica com assinatura de Rui Miguel

Foi em Gouveia, no Estádio Municipal da cidade, que a Académica venceu a equipa local por 1-2, num jogo praticamente resolvido em 3 minutos (aos 41 e aos 43) através do bis de Rui Miguel. A equipa do distrito da Guarda ainda reduziu e ameaçou reentrar no jogo, mas o golo solitário de Oumar, aos 72 minutos, acabou por revelar-se apenas um tento de honra que não evitou a eliminação na segunda eliminatória da prova.
Numa primeira parte completamente dominada territorialmente pela Briosa, os lances de perigo demoraram a surgir, com o primeiro (e único) registo a pertencer à equipa do Campeonato de Portugal. Só a partir da meia hora, a Académica começou a materializar o seu jogo com bola em remates perigosos, com destaque para duas tentativas do jovem talento Pedro Nuno, antes de surgirem os tentos que viriam a resolver a partida. Na segunda parte, a equipa da casa cresceu e acabou por chegar ao golo numa bola parada cobrada por Ambrose, que beneficiou do desvio do defesa central, mas não foi suficiente para incomodar os estudantes nos 20 minutos finais.
Relembre-se ainda que o Gouveia já tinha sido eliminado desta mesma edição da Taça de Portugal, na 1ª ronda, após perder em casa por 0-4 com o Beira-Mar, mas voltou à competição como uma das 15 equipas repescadas, naquela que foi uma novidade histórica que ainda vai levantando dúvidas em torno da tradição quase septuagenária.

Texto: Sandro Veloso
Imagem: Académica Oficial

a