Segredo pontifício para casos de abuso sexual foi abolido pelo Papa

Papa Francisco faz história na luta contra os abusos sexuais ocorridos dentro da Igreja, no dia do seu 83º aniversário

Por Eva Pais

Foi anunciada esta terça-feira, no Vaticano, a decisão histórica de levantar o segredo pontifício de denuncias de abusos sexuais, levados a cabo por integrantes da Igreja Católica. Este é um dos escândalos que tem abalado o interior da instituição, principalmente nos últimos anos.

Esta medida tem o objetivo de eliminar ambiguidades quanto ao alcance do segredo pontifício, especificando “o grau de confidencialidade com o qual é preciso tratar as informações e denúncias sobre os abusos sexuais”, citando Juan Ignacio Arrieta, membro do Conselho Pontifício de Textos Legislativos.

Esta norma irá colocar um fim à lei do silêncio que tem envolvido ao longo dos anos os casos de abuso sexual, irá também agilizar o processo de denuncias através de trocas de informação com as autoridades civis dos países envolvidos.

Ex-presidente do Tribunal do Estado da Cidade do Vaticano, Giuseppe Dalla Torre, acrescentou ainda que “Em essência, as razões que levaram o legislador eclesiástico a introduzir, entre os assuntos sujeitos ao sigilo pontifício, os crimes mais graves” como agressão sexual “cederam diante de valores considerados hoje mais elevados e dignos de proteção especial, como a primazia do ser humano ferido”.

a