Comida cool e “instagramável”

A sociedade tem mudado os seus hábitos alimentares ao longo da história. O chef Stefan Palzer, que trabalha para a Nestlé acredita que “Temos de continuar a renovar os nossos produtos com base nas necessidades da sociedade”. Mas não só os alimentos têm sido escolhidos a rigor. A forma como nos relacionamos com eles também se tem alterado.

Por Diana Lopes

O evento Bühler Networking Days 2019 reflete sobre as tendências que estão a impactar o mundo na área alimentar. Não é só o veganismo que está a ser escolhido como base alimentar, as preocupações ambientais também estão na ordem das conversas familiares.

Temos cada vez mais “oportunidades na área alimentar” considera o chef, e um determinado alimento tem sido consumido por ser mais ou menos cool. As redes sociais, como é o caso do Instagram, têm dado um novo conceito à comida. A nova conceção “Instagramável”. O sabor e o cheiro deixam de ser essenciais. Damos lugar à primazia da cor e da forma como estão conjugados os alimentos na fotografia.

Autenticidade é outro fator chave no mundo alimentar. Sem adição de açúcares e sem farinha. Menos impacto ambiental condizem com um bom perfil nutricional. A nova gama de hambúrgueres de base vegetal da Nestlé é a aposta para as pessoas que se preocupam com o bem-estar ambiental. Segundo Stefan Palzer “as emissões de gases com efeito de estufa são reduzidas em cerca de 90% comparativamente a um bife”.

Apesar da preocupação em ajudar o ambiente, muitas são as pessoas que estão a descurar um fator de risco: desenvolverem deficiências em determinados nutrientes. E a realidade não pode ser negada. As opções saudáveis e “instagramáveis” são também as mais dispendiosas para o cidadão. “Como indústria temos de fazer muito mais a este nível”, sintetiza o chef Stefan Palzer.