Feminista, “stripper”, defensor da legalização da canábis… e primeiro-ministro do Canadá

Justin Trudeau nasceu em 1971, em Ottawa no Canadá. Os seus pais, Pierre Trudeau (primeiro-ministro do Canadá durante 15 anos) e Margaret Sinclair, separaram-se quando Justin era ainda uma criança. Entretanto, a sua guarda foi deixada ao seu pai e, portanto, acompanhou de perto a vida política desde cedo devido à visibilidade que Pierre tinha nesse meio.

Por Joana Simões

Membro do Partido Liberal, Trudeau chegou ao cargo de primeiro-ministro em 2015, tendo sido o segundo mais novo a ser eleito no Canadá. Tem três filhos, Xavier, Ella e Hadrien, em conjunto com a sua esposa, a jornalista Sophie Grégoire. Desde cedo que começou a apoiar a igualdade de géneros, e nunca perde uma oportunidade para manifestar o seu apoio às causas feministas. O seu objetivo é criar os filhos como feministas para combater “a cultura do sexismo”. Mas não é apenas na vida pessoal que Trudeau assume as causas feministas. Após ter sido eleito para o cargo de primeiro-ministro, elegeu um número equilibrado de ministros: 15 homens e 15 mulheres.

Depois de se ter aventurado numa luta de boxe para fins beneficentes, Justin aceitou, em 2011, realizar um strip-tease também para apoiar uma obra de caridade relacionada com doenças de fígado. Anos mais tarde, o vídeo do seu “espetáculo” foi até mesmo utilizado para descredibilizar a sua ação política.

Apesar de muitos o verem como um exemplo e de ser descrito, muitas vezes, como o melhor primeiro-ministro que o Canadá já teve, há ainda aqueles que discordam. Isto deve-se ao facto de Justin, em entrevista ao Huffington Post, ter admitido que fumou canábis na altura em que já fazia parte do Parlamento. Isto causou alguma controvérsia, no entanto, o primeiro-ministro não esconde o seu comprometimento com a legalização da canábis no país.

Trudeau teve ainda uma pequena experiência no mundo da representação. Desempenhou o papel de um dos heróis canadianos da Primeira Guerra Mundial na série televisiva “The Great War”. Justin, inclusive, já deu aulas de dramaturgia, mas a carreira política falou mais alto.

Uma curiosidade acerca de Trudeau é que, no ano de 1972, Richard Nixon profetizou que ele se viria a tornar o primeiro-ministro do Canadá. Tudo aconteceu numa gala em que o então presidente foi homenageado e, durante a cerimónia, ele proferiu as seguintes palavras: “quero fazer um brinde ao futuro primeiro-ministro do Canadá, Justin Pierre Trudeau”. E assim foi. 

Adorado por muitos e visto como o “político da moda”, Justin Trudeau continua a surpreender devido ao seu pensamento “fora da caixa” e às causas que apoia num cenário político em que está sujeito à desaprovação dos mais conservadores.

a