Viver depois de ti, a comédia romântica melodramática

Escrito por Jojo Moyes o drama romântico “Me Before You” chegou aos cinemas este ano, dirigido pela encenadora Thea Sharrock. O filme retrata, em primeira análise, a eutanásia e a controvérsia que existe à volta do tema, com uma pitada de amor e paixão. Os atores de “Games of Thrones” encontram-se agora como personagens principais no filme, denominado, em português, “Viver depois de ti”. Louisa Clark (Emilia Clarke) e Will Traynor (Sam Claflin) fazem de par romântico no enredo, sendo que a história gira à volta dos dois atores.
Para quem vê, em primeira instância, o trailer, desengane-se! O filme não é a clássica história romântica em que o amor sobreviveu para sempre. É possível chorar a ver o filme? Sim, claro. Mas também é possível rir do início ao fim!
Apesar de ser considerado um filme com base no romance, a encenadora conseguiu retirar o título de melodrama, apostando numa comédia romântica. Toda a suavidade do filme é conseguida pelo carisma da personagem Louisa que, apesar de tudo, utiliza roupas coloridas e extravagantes. Clark contrasta, em tudo, com Will, que utiliza vestuário sóbrio e neutro, fazendo jus à sua personalidade. Mas o filme não fica apenas pelas personagens, pois as paisagens escolhidas para preencher o ecrã deixam todos com vontade de viajar. Desde imagens na neve que contrastam com a roupa colorida de Louisa, até ilhas paradisíacas com vista para o oceano.
É estranho para uma sociedade falar em eutanásia. Possivelmente, foi essa a razão pela qual a realizadora pouco aprofundou o tema, infelizmente. Mas isso não a impediu de criar situações arrepiantes. Já deu por si a imaginar uma pessoa, que vai morrer dentro de poucos dias, na praia, a relaxar? É assustador, não? Pois, a encenadora achou que esse choque daria uma nova visão à eutanásia. Aproveitar cada dia, mesmo que amanhã seja o último.

Catarina Gouveia (texto e foto)

a