ESEV: a receção aos novos alunos

As primeiras semanas do ano letivo 2016/2017 da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) marcaram-se pela receção dos novos alunos. O secretariado da escola e a Associação de Estudantes estiveram disponíveis para ajudar os novos alunos a matricularem-se na nova fase da vida deles.
Segundo Eunice Silva, elemento dos Serviços Académicos da ESEV, os cursos de Comunicação Social e Publicidade e Relações Públicas foram os mais procurados. A funcionária desabafa que os novos alunos “vêm um bocadinho receosos, não pelo curso em si, mas pela mudança”.
Os novos alunos, depois de efetuarem a matrícula, estiveram no posto da Associação de Estudantes, onde foram informados sobre a associação em si e sobre o “Kit do Caloiro Go”, que teve um custo de 30 euros. “O kit que nós estamos a dar aos alunos é mais completo. Tem o kit do caloiro, que tem tudo aquilo que eles vão precisar para as atividades de integração da praxe, tem a t-shirt, um boné, uma fita, uma caneta, um isqueiro, o kit da latada, para o dia em que vão ser batizados pelo padrinho/madrinha, visitas guiadas à cidade e o cartão de sócio da associação de estudantes com as quotas dos três anos pagas”, explica Rui Ferreira, presidente da Associação de Estudantes.
Carla Terceiro, aluna de Educação Social, é de Pombal. Viseu e a ESEV não foram as primeiras opções e conta que “foram a segunda. A primeira foi Leiria no mesmo curso”. As expetativas que tem são boas e espera, da praxe e dos eventos académicos da academia, que seja tudo divertido e que seja “uma maneira de conhecer os colegas, a escola e a cidade”, finaliza Carla.
Nesta fase da vida dos alunos estão presentes os pais. Ana Amélia Teixeira esteve na ESEV com a filha e não foi a primeira vez que passou pela experiência. “É a segunda vez com a mesma filha. Ela esteve dois anos numa privada e a receção aqui está a ser muito bonita”, esclareceu Ana. Falando sobre a praxe e sobre eventos académicos, Ana Amélia admite que tem algum receio, mas não hesita em afirmar que “os alunos devem participar, porque acho que é uma recordação que fica para toda a vida”.

Susana Oliveira