Avelino Ferreira Torres, o presidente do povo, o imperador de Canaveses

Caracterizado por ser um presidente do povo, por estar inserido em diversas polémicas, Ferreira Torres era mutuamente admirado e odiado pelo povo de Marco de Canaveses, enquanto liderou a autarquia de 1983 até 2005, sempre eleito pelo CDS.

Por Mariana Carneiro

Segundo Fernando Barbosa, presidente da distrital do Porto do CDS-PP, “Para mim foi dos melhores presidentes de câmara que passaram pelo CDS-PP. Marco de Canaveses deve-lhe muito, fez muitas obras e estradas. Tinha uma forma especial de lidar com as pessoas, era um homem da terra, tratava todos por ‘tu’, e a cidade deve-lhe muito”

O antigo presidente da câmara municipal de Marco de Canaveses era considerado uma figura controversa, no meio de tantos méritos, Ferreira Torres esteve também envolvido em inúmeros problemas que fez com que a sua carreira autárquica de mais de duas décadas terminasse. Segundo o Jornal de Noticiais “Peculato e abuso de poder foram os pecados deste devoto de Santa Teresinha, que se proclamava “apenas crente da justiça divina e da de Fafe”.

O percurso de Ferreira Torres, para além da liderança da autarquia do Marco de Canaveses, passa também pela presidência do clube da cidade, que fica mais uma vez marcado por diversos processos, e em 2004 foi condenado a três anos de cadeia, por crime de peculato, que mais tarde foi alterado no Tribunal da Relação para crime de abuso de poder, o que alterou a pena para dois anos e três meses.

O autarca que faleceu no dia 8 de outubro deste ano, com apenas 74 anos, era considerado por muitos um presidente da Terra, tem em si alguns escândalos, em 2004, Avelino Invadiu o campo do jogo Marco-Santa Clara e correu tudo a pontapé. Por esta altura o antigo presidente foi ainda arguido no processo Apito Dourado, de que saiu absolvido.

Neste ano, aconteceu ainda a bronca do relógio, com o intuito de homenagearem o autarca, os presidentes das Juntas da cidade do Marco ofereceram um relógio de ouro, no entanto este foi comprado com o dinheiro público, e todos os presidentes foram condenados por peculato.

Em 2006, após ter perdido o mandato, o Ferreira Torres, faz uma nova aparição pública, no reality show televisivo “Quinta das celebridades”.

Segundo o Expresso, “Avelino Ferreira Torres é um nome incontornável na História de Portugal do final do século passado.”

a