Assunção Esteves a primeira e única mulher a ocupar a cadeira de presidente da Assembleia da República

Natural de Trás-os-Montes, nasceu a 15 de outubro de 1956, em Valpaços, Vila Real. Estudou no Liceu Nacional de Chaves, Licenciada em Direito e Mestre em Ciências Jurídico-políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Assunção Esteves ex-juíza do Tribunal Constitucional e Ex eurodeputada, tornou-se entre 2011 e 2015 na primeira, e única, mulher em Portugal a ocupar o cargo de presidente da Assembleia da República.

Por Ana Cristina Costa

Entrou na política pela mão do pai, o alfaiate Manuel António Esteves, e um dos três fundadores da sede do PSD em Valpaços “Sempre que Sá Carneiro ia a Chaves, logo a seguir ao 25 de Abril, nós íamos também” afirmou Manuel Esteves ao Correio da Manhã.

Inspirada desde nova pela política, troca entre 78 e 80, a pacata Valpaços pela fervorosa Lisboa para estudar direito na Universidade. “A Assunção distinguia-se porque sempre foi do mesmo partido. Numa altura em que era reconhecida e referenciada exatamente por ser do PSD” relembra o socialista António Vitorino que foi colega de faculdade de Assunção Esteves, durante vario anos, elogiando ainda o espírito livre da mesma.

Em 1987, foi eleita deputada pela primeira vez pelo circuito de Vila Real, naquela que foi a primeira maioria absoluta do PSD, sob a liderança de Cavaco Silva.

O nome de Assunção Esteves ganha destaque ao tornar-se com 33 anos a primeira mulher juíza do Tribunal Constitucional, “Não foi escolhida por ser mulher, mas por mérito pessoal, afirmou Luís Marques Mendes, ex-líder do PSD ao Correio da Manhã.

Sucessora do socialista Jaime Gama, é aos 54 anos que ocupa o cargo de presidência da Assembleia da República, e dedicou a sua eleição “a todas as mulheres, às mulheres políticas que trazem para o espaço público o valor da entrega e a matriz do amor, mas sobretudo às mulheres anónimas e oprimidas”.

No entanto nem tudo foi um “mar de rosas” ao longo dos anos em que esteve no cargo de presidente da Assembleia. Foram várias as polêmicas que envolveram Assunção Esteves. A primeira surgiu em 2013 diante uma serie de protestos na Assembleia da República, a mesma afirmou que “não podemos deixar, como dizia a Simone de Beauvoir, que os nossos carrascos nos criem maus costumes”. Depois desta declaração surgiram as críticas nas redes socias, ao que a mesma responde “Paciência”. 

Um ano depois surge mais uma polêmica. Num momento em que o país comemorava mais um aniversario do 25 de Abril, os militares queriam aproveitar a ocasião para discursar no parlamento ao que Assunção Esteves responde “o problema é deles”. Os críticos não se calaram perante tais afirmações, entre eles estava o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa” que sublinhou que “«esse deles» são a razão de ser dela ser presidente da Assembleia da República, não são uns eles quaisquer”.

 “A política é amor ao mundo. Sinto imenso amor pelo mundo, pela democracia. A política é lugar onde, clamorosamente, jogamos a nossa existência” afirmou, a agora, antiga presidente da Assembleia da República no momento em que se despediu das suas funções no parlamento, rematando ainda “Amei o parlamento”.

a