Município apresentou Programa de Apoio ao Desporto e Atividade Física para 2020

No âmbito do Programa de Apoio ao Desporto e Atividade Física aprovado para o biénio 2019-2020, foi apresentado ao movimento associativo e entidades promotoras de atividade física do Concelho de Viseu o plano referente ao ano de 2020.

O Programa de Apoio assenta em 3 eixos estratégicos de atuação: Desporto e Atividade Física; Formação, Eventos e Atividades Pontuais; e Modernização e Autonomia Associativa, sendo estes subdivididos em 17 medidas de apoio distintas.

Este programa municipal centra-se nas dimensões do Desporto, da Saúde, Social e Económica, promovendo e valorizando a formação desportiva dos escalões mais jovens e o enquadramento técnico específico e especializado, projetos e programa dirigidos a públicos-alvo com menor oferta desportiva no Concelho, nomeadamente ao género feminino, cidadãos com deficiência e segmentos economicamente mais desfavorecidos; que contribuam para o elevar dos níveis de atividade física da população; dirigidos à população jovem de zonas geográficas mais desfavorecidas e com menor oferta desportiva; e a afirmação da marca Viseu no plano nacional.

Em 2019, celebraram-se até à data cerca de 100 Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo nas várias medidas, com um apoio financeiro de cerca 1,5 milhões de euros e um apoio global superior a 1,9 milhões de euros.

“Estes números devem orgulhar-nos enquanto comunidade. Seremos seguramente dos municípios que mais aposta no apoio à atividade desportiva”, congratula-se o presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques.

Para 2020, mantém-se o orçamento do Programa, podendo todos os interessados iniciar desde já as suas candidaturas de acordo com o cronograma e calendarização específica para cada Medida, estando toda a informação e formulários disponíveis no site do Município, em http://bit.ly/PADAF2020.

a