Nelas assinalou Dia Mundial do Enoturismo

O Dia Mundial do Enoturismo foi celebrado no Município de Nelas, dia 10 de novembro, um evento que se realiza há 7 anos consecutivos, e que tem como propósito a divulgação da cultura, do património e das tradições ligadas aos produtores do vinho e ao enoturismo.

Esta é uma data promovida pela Rede Europeia das Cidades (RECEVIN), em parceria com a Câmara Municipal de Nelas e a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), que este ano contou com a participação de mais de 70 pessoas.

A habitual visita, este ano, passou por alguns produtores do Concelho como as “Fidalgas de Santar”, “Paços dos Cunhas”, “Quinta do Santo António do Serrado” e “Quinta de Senhorim”, que abriram as portas para provas de vinho e visitas únicas às maravilhas das respetivas quintas.

No programa esteve também contemplada uma visita à Lagareta Medieval do Barroco, em Santar, que foi recentemente requalificada pela Autarquia de Nelas. Da Lagareta ficou a saber-se que integra um conjunto com cerca de 10 lagaretas rupestres existentes no concelho, identificadas pelo Serviço de Património Cultural. Este vestígio arqueológico é extremamente relevante para atestar a importância da prática secular da viticultura em Santar e no concelho, bem como para reforçar a ancestralidade da própria região do Dão.

A partir de agora este ponto de interesse, estará acessível para visita e musealizado, a partir do Percurso Pedestre de Santar, que está a ser implementado.

O evento do dia Mundial do Enoturismo termina com mais uma excelente exibição da peça de teatro “Histórias que DÃO para ver”. Um espetáculo que procura explorar a dimensão ideológica e social do Vinho, com características próprias e com um forte envolvimento da comunidade.

O presidente da Câmara, José Borges da Silva, salientou que ao longo destes anos, o evento do Dia Mundial do Enoturismo tem sido um verdadeiro sucesso conseguindo cada vez mais participantes, o que prova que o Município de Nelas, tem apostado forte na promoção de eventos culturais ligados a esta área.

a