João de Mancelos falou sobre “os três tês” do escritor

No passado dia 11 de novembro, decorreu no auditório da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), a palestra “Como Escrever uma História em Cinco Passos”, no âmbito da cadeira de Escrita Criativa, com a presença de João de Mancelos.

Por Ana Jorge e Marta Ferreira

João de Mancelos e Fernando Alexandre Lopes

João de Mancelos, docente universitário e escritor, foi o convidado desta iniciativa, que partiu do Departamento de Ciências da Linguagem. O diretor do departamento, Fernando Alexandre Lopes, que é também docente da cadeira de Escrita Criativa, assegura que “Não pode fazer escrita criativa quem não tiver um talento, mas esse talento tem que levar um apuramento, um trabalho de lima, um trabalho de gaveta.”

No decorrer da palestra, João de Mancelos esclareceu quais os cinco passos para se conseguir escrever bem uma história, sendo estes o equilíbrio, o incidente desencadeador, o crescendo de obstáculos, o clímax e, por fim, o epílogo. O escritor falou ainda das qualidades necessárias para se ser um bom escritor, destacando a importância dos 3 T’s:  talento, trabalho e técnica.

“A escrita implica muito esforço, muita escrita e muito trabalho de apagar e rasgar papel”, um trabalho ativo e constante, afirmou o autor, que é também docente da Universidade da Beira Interior.

Para João de Mancelos, as críticas negativas são essenciais na vida de um escritor e a revisão dos seus textos por parte de pessoas com espírito crítico é fundamental, disse.

Em Dia de São Martinho, a Oficina de Escrita Criativa encerrou com a realização de um magusto, no aquário da ESEV.