Chaves acolhe Congresso Internacional de Termalismo

A Associação das Termas de Portugal (ATP) e a Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica e Climatologia em parceria com a Câmara Municipal de Chaves vão realizar o Congresso Internacional de Termalismo 2019, em Chaves, nos próximos dias 14 e 15 de novembro.  

O Congresso, que terá lugar no Hotel Premium Chaves – Aquae Flaviea, tem por objetivo juntar os setores de Turismo, Bem-Estar e Saúde nas suas diversidades e complementaridades e criar uma plataforma propícia ao desenvolvimento de um setor em crescimento, para além de debater a comunicação B2C do universo termal.

O Congresso que conta com o alto patrocínio do Presidente da República e apoio do Turismo de Portugal, irá integrar cinco temas a debate, ao longo dos dois dias de trabalho:Desenvolvimento dos territórios termais; Marketing, Comercialização e Tecnologia; Valorização do recurso Água Mineral Natural; Gestão e Inovação; e Medicina e Investigação.

O evento contará com a presença de empresários e gestores portugueses e internacionais, médicos, geólogos, representantes de organismos de vários setores, regionais e municipais, bem como de outras entidades e de profissionais que desenvolvem atividade relacionada com a indústria do Turismo de Saúde e Bem-Estar. Destaque para a presença de Lars Schaffer, da Project M que estará no Congresso com o apoio daCâmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, para apresentar as “Tendências globais em Turismo de Saúde e Bem-Estar” ou de Alessio Picarella do Institute for Health – Chianciano Terme que irá refletir sobre “Serviços de medicina preventiva em ambiente termal”.

No primeiro dia do Congresso, o painel dedicado ao Marketing, Comercialização e Serviços contará com a presença de Edson Athaíde, FCB Lisboa, Helena Rodrigues, especialista em Marketing e Medical & Wellness Tourism.

Já no dia 15, o painel da Valorização e Proteção do Recurso Água Mineral e Natural vai incidir sobre um dos temas mais atuais das sociedades contemporâneas, as alterações climáticas e o impacto na atividade termal. Mais tarde, durante o painel de Gestão e Inovação, Sónia Trindade, representante do Hotel Six Senses, vai dar o seu testemunho sobre a gestão e a motivação das equipas de RH. Também neste painel será apresentado o projeto de remodelação da Villa Termal de Monchique.

Este congresso, pretende passar a fazer parte da agenda anual do setor e da Associação das Termas de Portugal e insere-se diretamente na nova estratégia de visibilidade e comunicação desta associação. Para o presidente da ATP, Vítor Leal, “o grande objetivo é fazer deste Congresso um importante evento de afirmação nacional e internacional das Termas e do Termalismo Estamos certos de que o Congresso constitui uma oportunidade única para partilha de conhecimento entre os principais players e stakeholders do Termalismo e do Turismo de Saúde e Bem-Estar a nível nacional e global”.

Segundo Nuno Vaz Ribeiro, presidente do Município de Chaves, “Chaves pela diversidade termal, com os seus Balneários Termais em pleno funcionamento, qualidade dos serviços e singularidade das suas águas termais, tem um enorme potencial para afirmar e contribuir para o posicionamento deste território do Alto Tâmega como destino termal e de bem-estar, consciente que a água mineral natural é um recurso endógeno único, que poderá impulsionar, ao longo de todo o ano, o desenvolvimento e reequilíbrio territoriais.”

O presidente da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica e Climatologia, Pedro Cantista, por seu lado destaca “que este Congresso Internacional de Termalismo que se realiza na cidade de Chaves, assinala de forma muito positiva a cooperação de diversas entidades ligadas ao termalismo e à hidrologia médica, não só em Portugal, mas também ao nível internacional. Assistiremos certamente a comunicações muito interessantes e inovadoras quer da parte da medicina termal como das Estâncias Balneares e ainda referentes às cidades termais”.

Mais informações em www.congressotermalismo.pt.

a