Autogolo de Steven abala esperanças do Académico

Este Domingo, o Académico de Viseu recebeu o Vilafranquense no Estádio do Fontelo para a 10ª jornada da LigaPro. Apesar do ligeiro favoritismo em torno da formação anfitriã, foi a equipa de Vila Franca de Xira que saiu vitoriosa da partida, com dois golos sem resposta.

Por Ricardo Pereira

O Vilafranquense até entrou mais forte, assinalando um lance de perigo ao segundo minuto, na sequência de um livre indireto batido por Pepo e que obrigou Janota a uma boa defesa. O golo acabou por surgir 12 minutos depois, numa jogada bastante semelhante à do segundo minuto. Desta vez estava lá Ulisses, que cabeceou para o primeiro tento do jogo.

Estando agora a perder, o Académico procurou atacar mais em busca do empate. Apenas conseguiu criar duas situações de perigo, ambas de bola parada e cortadas em cima da linha de golo. Mérito para a equipa visitante, que se mostrou coesiva defensivamente e raramente permitiu ao seu adversário a possibilidade de sequer rematar.

Antes da chegada do intervalo a formação vermelha e branca voltou a criar algumas oportunidades a nível atacante, indo para o meio tempo não só com a vantagem no marcador, como também com mais situações atacantes em comparação ao seu adversário.

Na segunda metade da partida os viseenses entraram mais fortes, procedendo a duas substituições logo ao intervalo. Aos 47 minutos surgiu o primeiro lance de perigo pela cabeça de Mathaus que, em sequência de um livro indireto de Luisinho, acabou por fazer a bola rasar o poste direito da baliza de Maringá.

Ao minuto 56 acabou por acontecer o impensável: numa tentativa de atraso para o guarda-redes, Steven acaba por fazer autogolo, permitindo o alargamento da vantagem dos unionistas. Este lance mudou o rumo do jogo, uma vez que a partir daqui o Vilafranquense fechou-se muito defensivamente e, agora mais que nunca, raramente permitiu a criação de oportunidades à equipa da casa.

Durante todo o resto da partida o Académico esteve por cima, contando com mais posse de bola, no entanto pouco fez com ela. A única situação realmente perigosa a favorecer os viriatos surgiu ao minuto 79, quando um remate de Facundo na sequência de um cruzamento rasteiro de Lucas obrigou a defesa de Maringá. Já o Vilafranquense, de “autocarro” estacionado na sua grande área, apostou no contra-ataque e ainda conseguiu criar uma ou outra oportunidade antes do cair das cortinas.

Com este resultado o Vilafranquense acaba por, à disposição, subir ao 13º posto da tabela classificativa, enquanto que o Académico se mantem na 10ª posição, arriscando-se a descer alguns lugares ainda esta jornada.

a