10ª Jornada pode baralhar contas da LigaPro

Este fim de semana ocorrerá a 10ª jornada da LigaPro, os clubes do segundo escalão do futebol nacional entram em campo no sábado e no domingo e poderão baralhar as contas da segunda competição de clubes.

Por Francisco Gomes

Os duelos da segunda liga começam no sábado às 11h, com a equipa do Clube Desportivo de Mafra a receber o Futebol Clube do Porto B, ambas as equipas vêm de derrotas na jornada anterior: o Mafra saiu derrotado contra o Farense, e o Porto B perdeu nos Olivais com o Leixões. As equipas vêm para este jogo separadas por apenas 1 ponto, uma vez, que a equipa de Mafra surge em 10º lugar com 11 pontos, e o Porto B com 10 pontos em 12º lugar. Espera-se um jogo disputado, com o resultado difícil de prever.

O primeiro classificado, o Farense, desloca-se até Coimbra para defrontar a Académica, equipa que ocupa a 14ª posição. É expectável a vitória da equipa de Faro, que pretende manter a sua vantagem em relação aos seus perseguidores o Nacional e o SC da Covilhã ambos com 19 pontos, e segurar assim a liderança este desafio acontece no sábado às 15h.

A equipa de Faro em caso de vitória poderá inclusive aumentar a vantagem em relação aos adversários mais próximos, na tabela dependendo do resultado do jogo de domingo, entre o Nacional e o SC Covilhã, visto que os dois clubes encontram-se com o mesmo número de pontos. Estão ambos em segundo lugar, apesar da equipa da Covilhã ter menos dois jogos, num jogo complicado de se prever a vitória. Uma vez que a equipa que perder, descerá muito provavelmente ao 5º lugar, uma vez, que se espera uma vitória fácil do Estoril de Praia, que conta com 18 pontos ocupando a 4 posição, e que nesta jornada defrontará o lanterna vermelha Cova da Piedade.

Já o 5º classificado, o Leixões, recebe em Matosinhos o UD Oliveirense, num jogo onde a equipa da casa tem todo o favoritismo do seu lado, uma vez que tem, mais do dobro dos +pontos do seu adversário, portanto provavelmente os três pontos não saíram do Estádio do Mar, num jogo marcado para sábado às 17h:15. O jogo Nacional- SC Covilhã e Cova da Piedade – Estoril de Praia serão no domingo às 15h.

O dia de Sábado conta com outro jogo às 17h15, o Feirense- Varzim. As equipas, separadas por apenas 3 pontos, prometem um jogo bastante competitivo, mas a equipa de Varzim chega a Santa Maria da Feira com uma ligeira vantagem em relação ao seu adversário.

O dia de domingo começa com um FC Penafiel- Benfica B, jogo que terá inicio às 11h15min. O jogo é critico para ambas as equipas, que surgem separadas por apenas  1 ponto (FC Penafiel 11 pontos, Benfica B 10 pontos), no entanto a equipa de Penafiel surge com mais confiança uma vez que, vá defrontar uma equipa encarnada defensivamente e ofensivamente bastante frágil.

A cidade de Viseu, receberá às 15h de domingo um Académico de Viseu-Vilafranquense. A equipa da casa surge como a favorita à vitória, uma vez, que defrontará a penúltima classificada, em igualdade pontual com o Casa Pia. A equipa de Vila Franca sair da zona de despromoção, no entanto, defrontará os Viriatos, não deverão perder a oportunidade para se aproximar ao grupo da frente.

Por fim a jornada terminará, no domingo às 17h15 em Chaves onde a equipa da casa receberá o Casa Pia. O Chaves, tem 15 pontos e ocupa a 6ª posição defronta o aflito Casa Pia, ambos entrarão em busca da vitória, no entanto, a equipa da casa surge como favorita e uma vitória aproximá-la-á da luta pelos lugares de subida, no entanto, do outro lado estará uma equipa do Casa Pia que busca uma vitória, para fugir aos lugares de despromoção.

a