Antevisão da jornada 11: Dois dérbis escaldantes

Boavista recebe o Porto no Estádio do Bessa, mas o grande jogo da jornada joga-se na cidade Berço

Por Gonçalo Pereira

 A Liga NOS está de volta já esta sexta-feira, com a mesma a ser inaugurada com a visita do Gil Vicente ao ultimo classificado Aves, que apenas somou 3 pontos no campeonato até ao momento.

Já no sábado, o líder isolado Benfica, vai voar até aos Açores para defrontar o Santa Clara, que já somou 8 pontos em casa na presente temporada. Apesar de favoritos, para os encarnados prevê-se uma deslocação bastante complicada, num jogo em que provavelmente não poderá contar com Ferro, habitual titular indiscutível nas águias que se lesionou no jogo da Liga dos Campeões frente ao Lyon da passada terça-feira.

Mais tarde no mesmo dia, a equipa sensação do campeonato, o Famalicão, que ainda não perdeu em casa para o campeonato desde 9 de março (ainda se encontrava na segunda liga), recebe em casa o Moreirense. Ainda no sábado, Vitória de Setúbal viaja para Vila do Conde para defrontar o Rio Ave.

O ultimo dia da jornada, domingo, traz consigo os restantes 5 jogos antes da pausa Internacional para os jogos das seleções. O Sporting, equipa que vem de uma derrota frente ao Tondela no distrito que viu João Félix nascer, vai tentar regressar às vitórias na receção ao Belenenses SAD. O Tondela, que tem vindo a fazer uma boa campanha nesta edição da Liga NOS, visita o recém-promovido Paços de Ferreira, que continua com dificuldade para pontuar (apenas 5 pontos atá ao momento). Já o Marítimo, que na ultima jornada roubou pontos aos Dragões, volta a jogar em casa, mas desta vez contra o Portimonense.

A jornada encerra com 2 grandes dérbis: às 20:00, O Braga, que (apesar da boa campanha na Liga Europa, onde são lideres do grupo K) tem vindo a ter dificuldades em ter resultados inconsistentes no campeonato, vai deslocar se até ao Estádio D. Afonso Henriques para defrontar o Vitória de Guimarães. Os vimaranenses vêm de um empate com o gigante Inglês Arsenal (que os deixou fora da Liga Europa) numa prestação que mereceu elogios de Unay Emery, treinador dos Gunners.  Espera-se um enorme espetáculo tanto no relvado como nas bancadas devido à rivalidade histórica entre os 2 clubes.

Uma hora depois, começa o dérbi da Invicta. O Porto vai ao Bessa tentar bater os axadrezados, que voltam a casa depois de uma derrota frente ao Vitória de Setúbal, onde não conseguiram ser eficazes (27 tentativas, nenhum golo marcado). Já o Porto, vai tentar na sua cidade depois de tropeçar a tentar “dançar o bailinho da madeira”, onde não foram além de um empate contra o Marítimo. A tarefa do Porto complica se no que toca à parte física pois vão chegar do encontro de hoje em Glasgow, frente aos Rangers de Steven Gerrard.

a