Taxa de desemprego desce cerca de 5% no distrito de Viana do Castelo

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) publicou no passado mês de setembro a lista do número de desempregados, referente a setembro de 2019, por concelho em Portugal. O distrito de Viana de Castelo apresenta uma descida de cerca de 200 desempregados, em relação a setembro de 2018.

Por Adriana Santos

Segundo os dados publicados pelo IEFP, o distrito de Viana de Castelo contava, em 2018, com 4 681 desempregados, tendo esse valor descido para 4 453 desempregados, contando assim com uma descida de cerca de 5%, no total dos 10 concelhos.

Apesar desta descida significativa na taxa de desemprego, entre os 10 concelhos do distrito, apenas os concelhos de Ponte de Lima, Valença e Viana do Castelo diminuíram o número de desempregados em relação a setembro de 2018. No entanto, estes concelhos eram também os que apresentavam um maior número de desempregados no total dos concelhos. O concelho de Melgaço apresenta também uma descida de 2 desempregados de setembro de 2018 para setembro de 2019.

Ao longo de um ano, os concelhos de Paredes de Coura e Arcos de Valdevez foram aqueles que mais aumentaram o número de desempregados, tendo este subido em 43 desempregados e 24 desempregados, respetivamente. Os restantes concelhos apresentam uma subida significativa no número de desempregados, não sendo superior a 6.

O distrito de Viana do Castelo apresenta assim um balanço positivo na estatística mensal publicada pelo o IEFP com uma descida de cerca de 5%, no entanto, ainda apresenta um maior número de distritos com um ligeiro aumento no número de desempregados, tendo assim um total de 6 distritos que aumentaram no prazo de um ano.

a