Portugal vence Ronda Principal de apuramento para o Mundial de Futsal após vitória frente à República Checa

A seleção portuguesa de futsal carimbou este domingo a vitória frente à República Checa por 4 bolas a 1, a contar para a Ronda de Elite de qualificação para o Mundial de 2020, em Viseu.

Por Hugo Daniel e Marta Mendes

A já apurada campeã europeia, impôs-se frente ao difícil adversário checo, este também já qualificado, com uma exibição de encher vistas. Numa primeira parte com algumas tentativas ofensivas por parte da seleção das quinas, abriu-se o marcador por parte de Bruno Coelho aos 12 minutos.

Seidler ainda reduziu aos 15 minutos, mas ao cair do pano da primeira parte, Ricardinho voltou a colocar a seleção nacional portuguesa em vantagem, com um golo aos 18 minutos. De denotar que após este lance, o guarda-redes checo, Gercak saiu lesionado, acabando por ser substituído pelo jovem guarda redes Michal Hula.

Portugal estabeleceu o seu favoritismo na segunda parte, marcando por mais duas vezes, por Pany aos 34 e Ricardinho aos 40 minutos.

Após as vitórias frente à Letónia por 4-0 e a Alemanha 5-0, selou um percurso invencível no Grupo 8, onde terminaram com o registo de melhor ataque e melhor defesa.

O selecionador português, Jorge Braz mostrou-se satisfeito após a concretização do objetivo de três vitórias que tinha traçado. “Não podia haver dúvidas. A forma como começámos, a excelência do segundo jogo e a maneira como competimos de forma organizada e coletiva, assim é difícil não atingir os 9 pontos. O objetivo foi alcançado com distinção”.

Em relação à Ronda de Elite, Jorge Braz tem objetivos evidentes. “ O objetivo é claro. É vencer os três jogos com o melhor futebol, seja que sorteio for, nós sabemos o queremos fazer na fase de Elite”.

Ricardinho admitiu o sonho de ser campeão do mundo. “Sempre foi o meu sonho ser campeão do mundo pela minha seleção.” Agradeceu ainda o apoio dos adeptos, “Quero dar os parabéns a este público, não só ao guarda-redes, jogadores, mas também público de Viseu que nos fizeram sentir em casa.”

Jorge Braz confirmou que Portugal irá candidatar-se a receber a Ronda de Elite, que ocorre entre 28 de janeiro e 2 de fevereiro. A atribuição será depois sorteada entre os países candidatos.

a