Encontro nacional de estudantes universitários chega a Castelo de Paiva

univ

Castelo de Paiva vai acolher no próximo dia 23 de julho o primeiro ENEU- Encontro Nacional de Estudantes Universitários. Este evento destina-se a toda a população paivense, em especial a estudantes universitários.
A iniciativa partiu da associação de alunos universitários da região (AJEUCP). O seu objetivo passa por mostrarem a realidade universitária, fomentar o gosto pelos estudos dos mais jovens e ainda atrair estudantes de outros locais do país.
Ao longo do dia o centro da vila vai ser palco de vários espetáculos que estabelecem vínculo com a vida académica. Segundo Joana Carvalho, uma das organizadoras do evento, a programação inicia-se com o Concerto Mistério. Embora a organização tenha conhecimento dos artistas, a única coisa revelada até à data foram os locais, sendo que o primeiro concerto decorrerá “no chafariz na Vila e o segundo na entrada da câmara municipal”.
Às 18 horas prevê-se a realização de uma missa campal celebrada em frente à Igreja Matriz de Sobrado pelos padres de todas as freguesias. No final a organização espera ver este local religioso coberto de preto pelas capas dos estudantes para essas receberem a bênção. Todos os estudantes ou ex-estudantes que estejam presentes na celebração serão contemplados com um emblema.
Neste ENEU não poderia faltar atuações de tunas académicas e as barracas. O grupo de fados da ISEP e o grupo Primavera-fados de Coimbra vão estar presentes para a serenata. Ao contrário do habitual, esse período da noite está previsto para as 22 horas de sábado. De acordo com a organizadora, os motivos dessa escolha prendem-se com o facto de “as pessoas que gostam de fados e que se levantam cedo ou tenham uma certa idade achem tarde e deixem de vir assistir a este emblemático momento”.
O encontro é tido como pioneiro por Miguel Carvalho que revelou o seu agrado com o empenho da organização AJEUCP em trazer projetos para a região como este. Para o estudante o evento “tráz consigo benefícios como aproximar a população do meio académico e juntar várias culturas e tradições, e ainda quer em termos de turismo quer em termos de restauração”. Explicitou ainda que o mais importante é aos “poucos Castelo de Paiva começar a ficar conhecido e reconhecido a nível nacional”.
Joana Carvalho mencionou que o seu desejo, bem como da AJEUCP é que o “evento se torne tradição junto dos paivenses e que sejam cada vez melhor”.
A organização esclarece ainda que o trânsito não será cortado, exceto no período de tempo em que decorrerá a missa campal.

Texto: Andreia Freitas
Imagem: Cigarettes of stone por Ana Formigo