Ikea investe em Portugal

A multinacional sueca pretende abrir lojas de pequena dimensão, centros de encomendas, de planeamento e de levantamento.

Por Eva Pais

A IKEA, multinacional sueca de artigos de mobiliário e de decoração de casas, vai continuar a investir em Portugal com a abertura de novas lojas, bem como de centros de encomendas, planeamento e levantamento.

A novidade foi revelada por Jesper Brodin, CEO do grupo, numa entrevista no programa da RTP3 ‘Tudo é Economia’, transmitida a 14 de outubro.

“Esperamos continuar a crescer. Estamos otimistas tanto quanto ao desenvolvimento do mercado, que tem sido bom nos últimos anos, e agora estamos a experimentar uma nova maneira de crescer, não só com grandes lojas. Estamos a pensar em serviços, no comércio ‘online’, em pontos de venda mais pequenos, em lojas IKEA mais pequenas. Queremos levar a IKEA mais perto das pessoas”, adiantou Jesper Brodin na referida entrevista.

Jesper Brodin não revelou os valores envolvidos, mas assegura que Portugal é um mercado estratégico para a multinacional.

Entre os locais escolhidos para receber as novas lojas está a zona sul de Lisboa. Sintra e Cascais, que terão pontos de venda mais pequenos. Viseu e Aveiro vão receber locais de encomendas, locais de planeamento e locais de levantamento.

A IKEA dispõe em Portugal neste momento de cinco lojas e cerca de 2.500 funcionários.

Em 2018, registou um aumento de 4,5% no seu volume de negócios no mercado nacional, alcançando 480 milhões de euros.

No mesmo ano, Portugal registou 16 milhões de visitantes às lojas físicas e 34 milhões de visitas online.

a