Criação de novas empresas com balanço positivo no setor de transportes terrestres

É no distrito de Lisboa que se observa o crescimento mais significativo na criação novas empresas, seguido das regiões do Porto, Setúbal e Faro.

Por Ana Francisca Queirós

Em 2019 já foram criadas 37.533 empresas, mais 9,6% do que no ano de 2018, sendo o setor dos Transportes o grande responsável por este crescimento. De acordo com o Observatório Racius foram criadas 3,583 novas empresas em 2019 no sector de transportes terrestres. Os valores que correspondem ao ano de 2019 representam um crescimento de 120% na área face aos primeiros nove meses de 2018.

De todas as empresas criadas, o distrito de Lisboa detém 51%, o distrito do Porto 18,7%, Setúbal 11,6%, Faro 7,6%, 11,1% correspondem aos restantes distritos. A capital ocupa o primeiro lugar nas estatísticas de empresas.  Em Lisboa surgiram 1,786 novas empresas e 656 no Porto.

A evolução mensal teve uma maior visibilidade no mês de janeiro, com um total de 445. Até há data, o mês de outubro é o mês com a avaliação mensal mais baixa com um total de 163.

O principal motivo para o surgimento de novas empresas no setor dos transportes deve-se à nova legislação que criou condições no mercado para empresas que cooperam ou oferecem serviços idênticos ao que fornece a Uber, a Bolt e a Kapten.

É evidente o crescimento de novas empresas em Portugal sobretudo no distrito de Lisboa que é onde se observa o número mais significativo destas novas empresas, seguida das regiões do Porto, Setúbal e Faro.

a