Criação de empresas atinge novo máximo nos últimos três anos

Em 2019, até ao inicio deste mês de outubro, já foram constituídas mais de 37 mil empresas.

Por Tomás Pinto

Segundo o observatório Racius, site online de estatísticas sobre o mundo empresarial em Portugal, o ano de 2019 prevê-se ser um ano de expansão no que toca à constituição de novas empresas, atingindo desta forma, um novo máximo.

Até à data, contabilizaram-se 37 882 novas empresas, mais 537 novas empresas do que o ano civil anterior, e mais 3 884 novas empresas do que há dois anos, sendo que o mês ainda não terminou.

Os distritos que mais contribuíram para estes números foram os distritos de Lisboa, com 11 972 novas empresas, e do Porto, com 6 635. Ambos os distritos, em conjunto, contribuíram com mais de 50% para este resultado, 37,5% e 20,8%, respetivamente. A seguir a estes, os distritos que mais criaram empresas foram os distritos de Setúbal, Braga e Faro, sendo que nenhum dos três chega às 3000 novas empresas.

No que toca à evolução mensal, o mês de janeiro mantêm-se como o mês em que mais empresas são criadas, atingindo as 6 639 empresas. Uma evolução que têm vindo a ser recorrente nestes últimos 3 anos.

A área que mais cresceu foi a área de comércio e retalho (que exclui a área de veículos automóveis e motociclos), com mais de 5439 empresas constituídas este ano, contrastando desta forma com o ano civil anterior, onde a atividade imobiliária se destacou das demais atividades.

a