Cofina compra Media Capital por 255 milhões de euros

A Cofina propôs-se ao pagamento de 181 milhões pela compra da Media Capital, vendo-se obrigada ao acréscimo de mais 75 milhões, referentes à divida da TVI, elevando a conta para os 255 milhões de euros.

Por Ângela Dinis

Para que o negócio da compra da TVI seja aprovado, existem algumas condições a ser cumpridas. A Autoridade da Concorrência (AdC) terá cerca de 30 dias para analisar os riscos da transação para os consumidores e para o mercado da Comunicação Social e, declarar a sua posição relativa à compra.

Devido ao facto da Cofina já ter um canal de televisão generalista (CMTV), a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), terá que refletir sobre a compra da TVI e do funcionamento de ambos os canais de informação. Cabe então à ERC, o voto decisivo sobre o negócio.

O sindicato dos Jornalistas (SJ) apresenta-se preocupado com o negócio, pedindo esclarecimentos sobre o impacto que esta compra terá relativamente a questões de caráter laboral.

A Cofina apresenta-se como uma das principais empresas de media portuguesas e estima que o negócio esteja concluído no primeiro semestre de 2020.

A compra da Media Capital não envolve apenas a TVI. Dentro do acordo estão também incluídos os 6 canais de televisão, as 5 estações de rádio, a empresa de produção de conteúdos Plural, e uma serie de marcas digitais.