CGD vai começar a cobrar as transferências por MB Way

Juntando-se ao Banco Português de Investimento e ao Millennium, também a Caixa Geral de Depósitos vai começar a cobrar as transferências por MB Way (88.4 cêntimos por cada transferência a partir de janeiro), estando isentas as pessoas até aos 26 anos de idade e/ou com contas pacote.

Por Andreia Duarte

Inicialmente, a utilização desta aplicação era gratuita em todos os bancos aderentes e, apesar do download, adesão e utilização deste serviço não ter custos, há bancos que estão a cobrar pelas transferências realizadas, desde o início de maio.

A DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor) considera que “os preços aplicados a uma simples operação na app móvel MB Way são desproporcionais” devido à comissão fixa. Assim, a DECO exigiu ao Banco de Portugal que o valor das comissões seja limitado a 0,2% da transação. No total, a DECO revela 24 mil consumidores que não concordam com a subida das comissões.

No entanto, existe um grande crescimento “tanto em utilizadores, como em utilização” revela Tiago Bianchi de Aguiar, diretor de estratégia da Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS). Este responsável acrescenta ainda que, em união com outras seis empresas, vai ser criada a Associação Europeia de Sistemas de Pagamento Móveis (EMPSA), permitindo aos utilizadores “fazer compras em mais de um milhão de comerciantes, ou fazer transferências entre 25 milhões de utilizadores, de nove mercados europeus”.

O MBWay é uma recente ferramenta MULTIBANCO que permite aos utilizadores fazerem compras online e em lojas físicas, levantar dinheiro através de um smartphone e ainda enviar ou pedir dinheiro.

a