Prazo médio de pagamentos aumenta em 24 municípios

Segundo a Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL), no final do segundo trimestre de 2019, 36 municípios demoraram mais de 90 dias a pagar dívidas a fornecedores.

Por Filipa Jesus

Vila Real de Santo António, no distrito de Faro, ocupa o topo da lista com um prazo médio de pagamento (PMP) de 502 dias. Um recuo em relação ao trimestre passado, em que registou um atraso de 447 dias.

Nazaré surge em seguida com um PMP que chega aos 458 dias, um valor significativamente inferior ao do trimestre anterior – 637 dias. Os seguintes lugares da lista são ocupados pelos municípios de Freixo de Espada à Cinta (352), Ourique (333) e Reguengos de Monsaraz (326).

De acordo com os dados, a região norte apresenta um total de 14 municípios com um prazo médio de pagamento superior a 90 dias. Em contrapartida, a região do Algarve conta com apenas 2 municípios entre os quais Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

No distrito de Viseu, Lamego, Moimenta da Beira, Santa Comba Dão, São João da Pesqueira, Tabuaço e Tarouca apresentam também um PMP superior a 90 dias. Entre estes, a autarquia do Tarouca destacou-se com um atraso nos pagamentos mais acentuado que no trimestre anterior, passando de 230 dias para 280.

a