10% dos municípios portugueses demoram mais de 90 dias a efetuar pagamentos

A Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL) revelou uma lista dos municípios com um prazo médio de pagamento superior a 90 dias no final segundo trimestre de 2019. De uma análise feita a 308 munícipios, constam 36, ou seja mais de 10% dos municípios apurados.

Por Gonçalo Pereira

Através dos dados reportados pelas autarquias locais, a DGAL revela que 36 municípios demoram mais de 90 dias a efetuar pagamentos. Destes 36, 15 reduziram o seu PMP em relação ao primeiro trimestre de 2019, enquanto 20 aumentaram o mesmo. Apenas 1 (Mira) continuou com a mesma média (92).

Nesta lista a melhoria mais significante verificou-se na Nazaré, que melhorou de 637 dias (quase dois anos) para 458. Apesar da melhoria, este município continua a demorar mais de 1 ano para efetuar um pagamento, estabelecendo se assim como o segundo pior desta lista.

Apenas Vila Real de Santo António supera a Nazaré, que graças a uma subida em relação ao trimestre anterior de 2019 (mais 55), fixou o seu PMP em 502 dias, subida essa que foi também a maior de todos os municípios listados. Ambos os municípios são os únicos com valores superiores a 1 ano.

Com valores acima também de um período equivalente a meio ano, encontram-se mais 8 municípios: Freixo de Espada à Cinta, Tarouca, São João da Pesqueira, Paredes, Alpiaça, Ourique, Celorico da Beira e Mourão.

a