Politécnico de Viseu deu as boas-vindas aos estudantes Erasmus

No dia 1 de outubro, pelas 15 horas, o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) realizou o “Welcome Day”, um evento cujo objetivo é a integração dos novos estudantes de Erasmus, de mobilidade no âmbito de protocolos bilaterais e os internacionais da instituição.

Por Inês Azevedo e Ana Jorge

Imagens: Inês Azevedo

Este ano verificou-se uma maior adesão ao ensino académico viseense, constata Rita Lopes, docente do gabinete de Relações Internacionais do IPV: “a maior diferença relativamente aos anos anteriores, tem a ver com o aumento do número de estudantes que recebemos, mas não é só isso, é também a diversificação de nacionalidades”. Rita Lopes explica que a  maior parte dos alunos que continuam a receber no âmbito do programa Erasmus são espanhóis, enquanto a maioria dos estudantes internacionais são brasileiros, “mas já se nota maior procura por  parte de estudantes noruegueses e alemães, o que não deixa de ser interessante”, destaca.

No âmbito do programa Erasmus+, a instituição acolheu alunos de várias partes do mundo, como Turquia, Espanha, Noruega, Alemanha, Polónia, França, Itália, Lituânia, Bélgica e Eslovénia. Para Bruna, proveniente do Brasil, em intercâmbio, a receção do Politécnico de Viseu foi uma experiência positiva: “Gostei bastante, achei bem interativo e explicativo”.

O Welcome Day teve lugar na Aula Magna dos Serviços Centrais do IPV e contou com a presença de cerca de 250 alunos e seus tutores. O programa iniciou-se com uma sessão de boas vindas, seguida de uma palestra com vídeos alusivos ao IPV e à cidade de Viriato. Terminou com a atuação da Tunadão 1998 e com um convívio entre todos os presentes.